Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2007

    SECÇÃO: Desporto


    Corrida Juvenil do 25 de Abril

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Destinada a comemorar o 25 de Abril, esta prova juvenil organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde – e dirigida sobretudo ao público escolar infantil –, com o imprescindível apoio do Centro de Atletismo, voltou a contar com a presença de muitas crianças (mais precisamente 384), que foram divididas por três escalões – Pinguins (nascidos em 98, 99 e 2000), Benjamins (nascidos em 96 e 97), e Infantis (nascidos em 94 e 95), e pelos géneros masculino e feminino.

    A corrida teve lugar num percurso com início frente ao edifício-sede da Junta de Freguesia de Ermesinde, descendo para o lado nascente da D. António Ferreira Gomes até às escadas e depois voltando a subir em direcção à Junta de Freguesia. Percurso que a antiga atleta olímpica Albertina Dias, que gentilmente esteve em Ermesinde para dar brilho e uma mãozinha mais à organização, considerou um pouco difícil para os mais pequeninos.

    Em conversa com “A Voz de Ermesinde” a atleta mostrou-se feliz por poder estar a participar num evento como este, considerando muito importante pôr os miúdos a correr, mas considerando também que, podendo esta ser uma boa ocasião para o despiste de futuros atletas, era talvez ainda cedo demais para descobrir entre os miúdos aqueles que, futuramente, poderiam ser futuros ases da modalidade. Como exemplo deu o seu próprio, já que com esta idade, dizia a atleta, nunca fazia boa figura nas provas, só tendo despontado muito mais tarde, com os seus 14 anos.

    Arnaldo Azevedo, também ex-atleta e o homem que tem ajudado a pôr de pé a organização do evento e algumas das mais importantes provas de Atletismo em Ermesinde (como a S. Silvestre, por exemplo), dizia-nos que nas escolas faltava muito o incentivo aos desportos individuais como o Atletismo, apoiando-se sobretudo os desportos colectivos. E deu até um exemplo acontecido na escola, em que ao ver um aluno a correr à volta no pátio, tentou saber a razão porque este corria, tendo o garoto respondido que estava a correr por castigo dado por um professor. Questão contra a qual se manifestou, já que, evidentemente, correr seria, desta maneira, sempre considerado pelas crianças com natural menosprezo.

    AS CORRIDAS

    foto
    A prova mais concorrida entre as meninas seria a dos Pinguins Femininos, com 87 presenças, tendo a vitória sorrido a Sofia Carneiro, da Escola Primária da Bela, seguida por Liliana Lopes, da Escola Primária do Carvalhal, e de Bruna Sampaio, da mesma escola.

    Os Pinguins Masculinos contaram ainda com mais participantes, tendo corrido neste escalão 142 crianças. A vitória sorriu a Henrique Ferraz, individual, classificando-se em segundo Renato Peixoto, da Escola Primária da Gandra e, em terceiro, José Luciano, da Associação Cultural e Desportiva da Costa.

    Os Benjamins Femininos contaram com a presença de 46 concorrentes, tendo vencido a prova Cláudia Lima, do Externato Santa Joana, seguida de Mariana Pereira da Escola Primária da Bela e de Tatiana Rocha, também do Externato Santa Joana.

    A prova masculina contou com 77 participantes, e foi ganha por João Campos, do Externato Santa Joana, sendo segundo e terceiro, respectivamente, Miguel Lima e Ângelo Piedade, ambos da Escola Primária do Carvalhal.

    Menos concorridas foram as provas de infantis. A feminina contou com a presença de 8 meninas concorrentes e a masculina com 24 presenças. Em meninas, a vitória sorriu a Ana Gaspar, da Escola da Travagem, com Ana Ferreira, da Escola Primária da Bela em segundo lugar, e Ana Montenegro, do Externato Santa Joana, em terceiro.

    Nos rapazinhos, o vencedor foi Jaime Teixeira, do Externato Santa Joana, com os individuais Ricardo Pereira a classificar-se em segundo e Pedro Ricardo em terceiro.

    Foi talvez a prova que revelou uma maior qualidade técnica, o que não será para admirar. O vencedor, jovem praticante de futebol, revelou grandes atributos físicos, ao passo que o segundo classificado fez uma soberba prova, de trás para a frente, gerindo quase na perfeição a extensão do percurso, apenas falhando na partida, em que se deixou encurralar por outros jovens atletas. Mas poderia igualmente ter sido o vencedor. Foi aliás a prova com a vitória mais apertada.

    As corridas foram interrompidas antes das mais importantes provas, as de Infantis, para que tivesse lugar uma exibição do ginásio In Action, um dos patrocinadores da prova, o que, da maneira que foi feito, quebrou um pouco o ritmo e fez pressão desnecessária sobre os miúdos que se encontravam já na linha de saída.

    Também no final, um pouco de precipitação fez começar-se a entrega dos prémios decorria ainda a última corrida, que ficou assim arredada para um injusto segundo plano.

    A entregar os prémios estiveram, para além da já referida Albertina Dias, Artur Pais, o presidente da Junta, e Alcina Meireles e Américo Silva, do mesmo Executivo autárquico.

    foto

    CLASSIFICAÇÕES:

    Pinguins Femininos

    1ª - Sofia Carneiro (Esc. Bela);

    2ª - Liliana Lopes (Esc. Carv.);

    3ª - Bruna Sampaio (Esc. Carv.).

    Pinguins Masculinos

    1º - Henrique Ferraz (Ind.);

    2º - Renato Peixoto (Esc. Gandra);

    3º - José Luciano (ACD Costa).

    Benjamins Femininos

    1ª - Cláudia Lima (Ext. St. Joana);

    2ª - Mariana Pereira (Esc. Bela);

    3ª - Tatiana Rocha (Ext. St. Joana).

    Benjamins Masculinos

    1º - João Campos (Ext. St. Joana);

    2º - Miguel Lima (Esc. Carv.);

    3º - Ângelo Piedade (Esc. Carv.).

    Infantis Femininos

    1º - Ana Gaspar (Esc. Travagem);

    2º - Ana Ferreira (Esc. Bela);

    3º - Ana Montenegro (Ext. St. Joana).

    Infantis Masculinos

    1º - Jaime Teixeira (Ext. St. Joana);

    2º - Ricardo Pereira (Ind.);

    3º - Pedro Ricardo (Ind).

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].