Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Dia Mundial da Poesia na Escola Secundária de Ermesinde

    O Dia Mundial da Poesia (celebrado a 21 de Março) teve este ano uma comemoração muito participada com os alunos da Escola Secundária de Ermesinde.

    A acompanhá-los na sessão esteve também a Oficina das Letras da associação cultural ermesindense Àgorarte.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Organizada pela Biblioteca da Escola Secundária de Ermesinde, teve lugar neste estabelecimento de ensino, no passado dia 21 de Março, a comemoração do Dia Mundial da Poesia.

    Coordenaram as actividades referentes à comemoração as professoras Araci Alves, de Inglês, Teresa Mota e Rosa Oliveira, de Português e Francês.

    Além dos recitais de poesia, a comemoração contou também com uma exposição de poesia ilustrada – cartazes feitos pelos alunos da turma de Artes do 12º Ano (12º I), orientados pela professora Eugénia Sebastião.

    A comemoração contou com uma sessão da manhã, destinada aos alunos do Ensino Básico, e com uma sessão vespertina, esta destinada aos alunos do Ensino Secundário.

    Na sessão da manhã, os alunos do 8º G encenaram “comptines”, encenados pela sua professora de Francês, Conceição Moscoso.

    Os alunos Rute e Ana, do 7º L, Nádia, do 8º J, Verónica e José Carlos, do 11º F, Elsa e Ana, do 11º I declamaram poesia de Bocage, Sophia de Mello Breyner, António Gedeão, Fernando Cardoso, Pierre Menanteau e Jacques Prévert.

    Por sua vez, alunos do 7º C, ensaiados e acompanhados pela professora Araci Alves, cantaram em Português, Francês, Inglês e Alemão.

    E finalmente, elementos da Oficina das Letras da associação Ágorarte declamaram poesia por eles seleccionada.

    A SESSÃO

    DA TARDE

    foto
    Na sessão da tarde, os alunos Ana, Luís e Joana, do 11º E, declamaram poesia de Florbela Espanca, José Afonso, José Régio, Chrales Baudelaire, Álvaro de Campos, Eugénio de Andrade. O Luís e a Joana foram acompanhados pela Ana, na viola, e a Ana foi acompanhada pelo Luís.

    José Pedro, do 12º E, foi acompanhado à viola pelo Hugo, da mesma turma, e declamou Luís de Camões, Fernando Pessoa, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. A “Ode Triunfal” foi declamada a duas vozes, pelo José Pedro e pela colega do 12º M, Rute.

    A Daniela, do 12º B, declamou Álvaro de Campos e José Luís Peixoto.

    O Steve, do 12º B, declamou, na língua original, o poeta francês Arthur Rimbaud.

    A Luísa, do 12º H, acompanhada à guitarra portuguesa pelo Márcio, da mesma turma, declamou poemas da sua autoria e de Florbela Espanca.

    A professora Odete Mendes, de Português, declamou Manuel Alegre.

    E, mais uma vez, elementos da associação Ágorarte declamaram poesia por eles seleccionada.

    Alguns dos alunos que declamaram foram ensaiados pela professora Rosa Oliveira, outros fizeram um trabalho autónomo.

    foto

    Por: AVE/Rosa Oliveira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].