Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2007

    SECÇÃO: Cultura


    “Cinco Anos de Serviços Educativos nos Museus Municipais de Valongo”

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O Museu Municipal de Valongo expôs recentemente ao público o seu trabalho – desenvolvido ao longo dos anos pelos Serviços Educativos –, de aproximar as mostras patentes no museu do público mais juvenil, através de actividades em que as crianças foram chamadas a participar.

    Para o Museu tratava-se de fazer uma espécie de balanço do trabalho desenvolvido até aqui, dando a experimentar várias técnicas de aprendizagem pelo “saber fazer” que torna muito mais atraente para as crianças o assimilar da História.

    A mostra incluía precisamente o resultado do trabalho nessas oficinas, com fotografias das actividades e objectos nelas produzidos.

    foto
    Este trabalho, sob a direcção superior da museóloga Paula Machado, abarca o período que vai desde 2001-2002, com a exposição sobre “O Brinquedo” de Valongo, até à recentíssima mostra – aliás ainda em exposição, sobre “Os Tempos Medievais em Valongo”.

    Pelo meio ficam os trabalhos das crianças que pretenderam recriar o que aprenderam com sucessivas exposições organizadas pela Câmara – “O Pão e os Biscoitos” (Julho 2002 - Março 2003), “Serra de Valongo” (Abril 2003 - Agosto 2004), “Fósforos” (Setembro 2004 - Agosto 2005) e “O Passado Romano de Vallis Longus” (Setembro 2005 - Agosto 2006).

    foto
    Estas oficinas, abertas às escolas, ATLs e outras instituições com responsabilidades permitiam às crianças, que tinham à sua disposição materiais e equipamentos para realizar as suas experiências, fazê-lo com um acompanhamento pedagógico e didáctico estimulante e que, certamente, ajudou a cimentar melhor os conhecimentos ali acabados de obter.

    A exposição abriu a 2 de Dezembro do ano transacto.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].