Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2007

    SECÇÃO: Destaque


    REFERENDO: Interrupção Voluntária da Gravidez

    Sobrado resistiu

    foto
    As desde “sempre” politicamente avessas entre si freguesias mais interiores do concelho – Campo e Sobrado – divergiram mais uma vez no seu sentido de voto.

    A “canhota” Campo deu “naturalmente” a vitória ao “SIM”, por números muitos próximos dos verificados no cômputo nacional em termos de percentagem relativa.

    Já a “conservadora” Sobrado manteve a orientação contrária àquela, e por uma expressão numérica que não merece qualquer dúvida e se afasta decididamente do conjunto do concelho, do distrito e do País – uns esmagadores 73,9% a favor do “NÃO”– decidiu em desfavor da despenalização do aborto às 10 semanas.

    A “naturalidade” destas votações merece contudo uma pequena reflexão mais atenta, sobretudo no caso de Campo.

    Já há oito anos, enquanto Ermesinde votava a favor da despenalização, Campo votava contra. E mesmo agora, embora votando a favor, acompanhando a tendência nacional, a votação em Campo é relativamente idêntica à das freguesias-tipo de Alfena e Valongo, situando-se mesmo abaixo desta última.

    Este facto mostra bem que subjaz aos estereotipos de pendor político uma matriz cultural e filosófica que se revela mais profunda e enraizada, sobretudo quando é menos exposta ao confronto, como será o caso das freguesias mais interiores e rurais.

    Questão interessante também a colocar em relação ao sul interior, igualmente agrícola mas proletário.

    Reflexões interessantes ainda são a comparação dos resultados das sociedades de matriz mineira – proletariado industrial (como Ferreira e Aljustrel no Alentejo, as maiores percentagens do “SIM” no distrito de Beja, ou de Campo, no concelho de Valongo, por comparação com a vizinha Sobrado).

    Razões mais de natureza histórica ou sociológica, elas deixam nesta consulta popular a incógnita sobre a perenidade maior ou menor de uma determinada inclinação agora revelada nesta consulta, mas permitindo supor que o simples facto da discussão, só por si, possa gerar o ambiente propício ao amadurecimento de uma mudança de posições.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].