Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2007

    SECÇÃO: Destaque


    REFERENDO: Interrupção Voluntária da Gravidez

    Barómetro Valongo

    foto
    Freguesias que reproduzem, frequentemente, o sentido de voto nacional, Valongo e Alfena votaram ambas a favor do “SIM” na consulta popular de 11 de Fevereiro, com a particularidade curiosa de, em Valongo, praticamente se ter registado a proporção exacta da votação a nível nacional, isto é; 59,3% a favor do “SIM” contra 40,7% a favor do “NÃO”. Já em Alfena, embora a vantagem do “SIM” fosse também clara, ela registou “apenas” 10% de vantagem (55% de votos para o “SIM” contra 45% a favor do “NÃO”.

    Quer num caso quer noutro, e ao contrário de Ermesinde – onde o “SIM” já então tinha ganho – esta votação inverte o sentido de voto do referendo de há oito anos atrás. Em Alfena, o “NÃO” tinha então ganho confortavelmente, com 59% contra 41%, sendo que o nível da abstenção se tinha cifrado, na altura, nos 69,2% contra os 56,5% registados agora.

    No caso de Valongo, num acto e noutro, a abstenção foi menor que em Alfena, tendo baixado, de 1998 para 2007, dos 66,3% para os 53,5%, em ambos os actos cerca de 3% menor.

    Tal como em todo o país, brancos e nulos também subiram, constituindo em conjunto, uma fracção de voto não negligenciável, a rondar próximo dos 2,3% nas várias freguesias do concelho e igualmente em Valongo e Alfena, como seria natural.

    Uma última nota, esta de natureza não eleitoral, mas demográfica, para o aumento do número de eleitores em todas as freguesias do concelho, sem excepção, o que dá como resultado o número de inscritos nos cadernos eleitorais, ter passado, no conjunto do concelho, de 62 979 para 71 403 (crescimento de 1,13%) em muito contribuindo para isso precisamente estas duas freguesias, cujo crescimento, em termos de eleitores, suplantou o de Ermesinde, só sendo ultrapassado por Campo.

    Os valores do crescimento nestes oito anos: Ermesinde - 1,08%, Sobrado - 1,09%, Alfena - 1,24%, Valongo - 1,29% e Campo - 1,45%.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].