Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2007

    SECÇÃO: Local


    Concerto de Reis do Orfeão de Ermesinde

    Teve lugar no domingo, dia 7 de Janeiro, pelas 17h00, na igreja paroquial de Ermesinde, o Concerto de Reis do Orfeão de Ermesinde, uma organização que vem sendo já, “de regra”.

    O concerto contou com as actuações do Orfeão Sénior, conduzido pelo maestro Sérgio Nery e tendo a acompanhá-lo, ao órgão, Jorge Almeida, e do Coral Juvenil, dirigido pela maestrina Lígia Castro.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Surgido no ano de 2003, o Coro Juvenil da Associação Académica de Ermesinde (AACE), que se espera possa ser um viveiro fecundo do Orfeão Sénior, teve a honra de abrir o concerto, sob a batuta de Lígia Castro, e interpretando “Hark the Herald” (Charles Wesley/Mendelssohn), “Grimond”, “Swinkling Christmas” (Willy Hautvast) e “Adeste Fidelis” (Joan Lluís Moraleda).

    Foi então a vez do prato forte do programa da AACE, com a actuação do Orfeão Sénior, dirigido por Sérgio Nery, que se exprimiu também em dois solos durante o concerto. Ao órgão esteve Jorge Almeida.

    foto
    Do programa constaram as peças “Dona Nobis” (tradicional/anónimo), “Jesu Meine Freude” (Helmut Kickton – arranjo), “Aleluia” (Manuel Henrique Coelho Almeida – que foi o maestro da primeira hora do orfeão), “Ah Vinde Todos à Porfia” (Mendelssohn), “Ave Verum” (Schubert), “Heilig” (Schubert), “Jesu! Rex Admirabilis” (Palestrina), “Agnus Dei” (Manuel Henrique Coelho Almeida), “Canticorum Lubilo” (Haendel) e “Adeste Fidelis” (Moraleda).

    Recorde-se que o Orfeão da AACE foi fundado em 1999, sendo uma das primeiras frentes desta associação cultural. A primeira exibição pública ocorreu precisamente no local deste Concerto de Reis, a Igreja Matriz de Ermesinde, em 10 de Dezembro do ano 2000.

    Já realizou mais de três dezenas de espectáculos, em Ermesinde, Vila das Aves, Baguim do Monte, Maia, Cortegaça, Porto, e ainda em Méis e Berres (na Galiza).

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].