Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    foto

    Carro open source pode ter protótipo em 2007

    Já se sabia que o conceito de open source não era exclusivo do software, havendo projectos para a construção de computadores inteiramente de acordo com a ideia do open source. Também já se sabia que a ideia nem sequer era exclusiva da informática, sendo conhecida a experiência de uma marca de cerveja inteiramente produzida e distribuída segundo o mesmo princípio.

    Agora nos automóveis...

    As práticas de open source podem ser aplicadas ao hardware para criar objectos tangíveis, físicos, inclusive complexos como um carro. É o que acredita Markus Merz, alemão que fundou o projeto OScar (open source car), cujo objectivo é desenvolver e construir um carro de acordo com estes princípios. Ele e sua equipa querem criar um veículo inteligente, simples e funcional – e o primeiro protótipo pode ser visto já em 2007.

    Pelas características expostas no site do projecto (www.theoscarproject.org), o carro open source deverá ter quatro portas, chegar à velocidade máxima de 145km/h, ser funcional e de fácil manutenção. O site diz também que o projecto está hoje na sua fase "release 0.2", o que Merz chama de "estágio conceptual inicial".

    Merz criou o OScar Project com um grupo de amigos em 1999, quando trabalhava como consultor de Internet.

    «Eu era um jovem muito idealista, então escrevi um manifesto», contou ele à revista “Business Week”. No manifesto ele assinalava as intenções do projecto: «Construir um carro sem um centro de engenharia, sem um patrão, sem dinheiro e sem fronteiras. Mas com o auxílio da criatividade colectiva da comunidade da Internet».

    Depois de alguns percalços, incluindo enorme número de voluntários que se apresentou depois que a comunicação social alemã se interessou pelo assunto, o projecto entrou em marcha lenta até ser retomado em 2004, com regras claras e directrizes mais bem explicadas.

    Actualmente, trabalham no projecto 110 pessoas de diversas partes do mundo, além dos três que formam o núcleo do OScar. São todos voluntários, com outros empregos que lhes garantem o salário. «É um hobby», diz Merz. Quanto ao prazo para consecução do projecto, a frase é dele: «O processo de construir coisas, particularmente inovadoras como um carro open source, é mais importante que o prazo», completa.

    Por: Redacção "Terra": http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1308801-EI4799,00.html

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].