Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    KDE 4 previsto

    para Junho de 2007

    O canadiano Aaron Seigo (Calgary), desenvolvedor do KDE 4, afirma no seu blog acreditar ser possível, apesar de não o confirmar, que o KDE 4 seja lançado até Junho de 2007.

    Fontes: http://aseigo.blogspot.com/2006/12/website-does-not-make-you-smart.html e http://www.osnews.com/story.php/16798/Seigo-on-the-Progress-of-KDE-4

    Nouveau vai produzir

    drivers 3D para Nvidia

    Nouveau é um projecto da comunidade que está a trabalhar para produzir drivers de vídeo 3D open-source para placas de vídeo Nvidia. Nouveau não tem relação com a Nvidia e é um projecto do X.Org.

    Fontes: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=614&num=1

    e http://www.osnews.com/story.php/16814/Nouveau-First-Look-at-Open-Source-3D-NVIDIA-Drivers

    Lucro da Red Hat cai

    mas supera expectativas

    A maior distribuidora do sistema operativo Gnu/Linux, Red Hat, anunciou recentemente que o resultado trimestral superou as expectativas de Wall Street.

    Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1314578-EI4795,00.html

    Estado do LTSP 5

    Integrar o LTSP numa distribuição Linux não é um trabalho fácil. Requer um íntimo conhecimento de como o LTSP funciona, e como funciona numa distribuição específica. Abaixo está a lista de distribuições e seus planos para o LTSP 5.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1167094995.html

    Acordo com a Microsoft faz

    desenvolvedor deixar a Novell

    Jeremy Allison, um dos desenvolvedores do servidor de arquivos Samba anunciou que deixou a Novell.

    Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/22122006-8.shl

    FSF vai fazer campanha

    contra Windows Vista

    A Free Software Foundation http://www.fsf.org/, entidade que defende a liberdade de utilização de softwares e sistemas operativos, iniciou uma campanha contra o sucessor do Windows XP, o Vista. Sob o título de “Bad Vista” (http://badvista.fsf.org/), a campanha tem como objectivo alertar utilizadores domésticos e corporativos sobre as restrições que o Vista quer impor.

    Fontes: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=6865 e http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2006/12/18/ult2870u229.jhtm

    Media Player com Linux

    Finalmente uma empresa resolveu acordar e fazer um Media Center totalmente baseado em Linux, utilizando Ubuntu Linux e MythTV. A lista de funcionalidades é gigantesca. O Hannibal Deuce Plus é um monstro, comparado aos outros aparelhos do mercado, destacando-se: cópia e armazenamento de DVD’s, download de torrents, eliminação de intervalos comerciais (live-tv), cópia e organização de fotos de câmaras digitais, conexão wireless e ethernet, suporte a mais de uma placa de captura, podendo gravar shows enquanto assiste outro canal, disco rígido de 500Gb (existe uma versão especial que foi lançada com 1Tb), gravação de CD’s e DVD’s, todas as saídas de áudio e vídeo utilizadas actualmente no mercado.

    Fonte: http://store02.prostores.com/servlet/tvease/Detail?no=8

    Qtopia já é software livre

    Acaba de ser anunciado o Qtopia 4.2 sob licença GPL.

    Qtopia é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações em dispositivos de mão (telefones, agendas, etc) que estejam baseadas em Linux. Qtopia oferece a mesma API que a Qt (o pilar central do KDE), e também é um produto da companhia norueguesa TrollTech.

    Até agora somente o Qtopia Core (a biblioteca básica) havia sido liberada como GPL; agora também está disponível a versão completa, que, segundo se entende, inclui também APIs para acessar funções de mais alto nível (WI-FI, VoIP, PIM, etc).

    Fontes: http://www.trolltech.com/company/newsroom/announcements/press.2006-12-19.3282791093 e http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/06/12/19/2129255.shtml

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].