Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Os destaques do desporto ermesindense em 2006...

    JANEIRO

    13 de Janeiro: A equipa de júniores masculinos de polo aquático do CPN sagrou-se campeã regional. O título foi festejado em casa, na última jornada da prova, com uma vitória de 18-6 sobre o FOCA de Felgueiras.

    20/21/22 de Janeiro: Foi por uma “unha negra” que o conjunto de júniores femininos de basquetebol do CPN não revalidou o título distrital da categoria. As ermesindenses ficaram no 2º lugar (atrás do Coimbrões) da fase final da competição que teve lugar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Este “vice--campeonato” assegurou automaticamente às júniores propagandistas a presença no Campeonato Nacional.

    27/28/29 de Janeiro: A equipa de cadetes femininos de basquetebol do CPN sagrou-se campeã distrital da categoria depois de somar duas vitórias e uma derrota na fase final do Campeonato Distrital, o qual se realizou em Matosinhos.

    Na natação, a cepeenista Joana Rodrigues conquistou o seu primeiro pódio do ano, após um brilhante 3º lugar no Torneio Regional Nadador Completo, que teve lugar na Piscina de Recarei (Paredes) nos dias 28 e 29. Era o início de um grande ano desportivo para a jovem atleta do CPN.

    FEVEREIRO

    Foto ARQUIVO CPN
    Foto ARQUIVO CPN
    18/19 de Fevereiro: A “estrela” Joana Rodrigues voltou a brilhar, desta feita na 1ª edição do Torneio Regional “Festival dos 200” que se realizou na Piscina de Felgueiras, local onde a nadadora arrecadou dois 1ºs lugares (nas provas de 200m estilos e 200m bruços). Mas não foi apenas Joana Rodrigues a destacar-se neste torneio com as cores do CPN, já que Diogo Pereira também conquistou um 1º lugar (nos 200m bruços).

    Neste mesmo mês o coordenador geral do basket propagandista, Agostinho Pinto, é nomeado treinador da Selecção Nacional de séniores femininos.

    MARÇO

    3/4/5 de Março: Joana Martins, nadadora do CPN, conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos Regionais, que decorreram na Piscina Municipal da Póvoa do Varzim, mais concretamente no escalão de juvenis, onde alcançou um 3º lugar na prova dos 200m mariposa.

    17/18/19 de Março: A nadadora Joana Rodrigues alcançou um feito histórico na sua ainda curta carreira desportiva ao ter-se sagrado campeã regional em três variantes distintas da natação, mais precisamente nos 400m estilos, 200m estilos e nos 200m mariposa. Títulos estes conquistados nos Campeonatos Regionais de Infantis, realizados em Paços de Ferreira. A atleta arrecadou ainda mais duas medalhas nesta competição, uma de prata (400m livres) e uma bronze (800m livres). Diogo Pereira conquistou uma medalha de prata nos 100m bruços. Sem dúvida alguma que este foi um fim-de-semana em grande para a natação cepeenista.

    25 de Março: O conjunto de séniores de polo aquático do CPN assegurou a presença nos play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão após uma vitória caseira de 9-7 sobre o seu principal adversário na corrida a esta fase final da competição, o CDUP.

    ABRIL

    1 de Abril: O CPN alcançou a sua melhor classificação de sempre na Liga Feminina de Basquetebol. A vitória diante do União da Madeira (jogo da última jornada) fez com as cepeenistas terminassem a fase regular da competição na 3ª posição, com 39 pontos somados, fruto de 17 vitórias e cinco derrotas. As cepeenistas avançavam assim para a fase dos play-off, onde tombariam mais tarde (nas meias-finais da prova) aos pés do Algés.

    Foto ARQUIVO CPN
    Foto ARQUIVO CPN
    7/8/9 de Abril: Depois do título regional os júniores masculinos do polo aquático do CPN conquistaram o Campeonato Nacional da categoria. Na final do 2º torneio deste Nacional (realizado na Piscina de Vila Franca de Xira) os cepeenistas bateram o Salgueiros por esclarecedores 20--10.

    Na natação Joana Rodrigues seguia imparável, conquistando cinco pódios (dois 1ºs lugares e três 2ºs) nas cinco provas em que nadou no Campeonato Zonal de Infantis, o qual teve lugar na Piscina de Felgueiras.

    No futebol, as camadas jovens do Ermesinde SC também estavam em alta, os júniores asseguravam matematicamente a manutenção no Campeonato Distrital da 1ª Divisão depois de um empate a um golo em casa diante dos vizinhos do Valonguense, enquanto que os iniciados qualificavam-se pela primeira vez na história do clube para a fase final do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da categoria.

    14/15/16 de Abril: A Piscina do CPN acolheu a 5ª edição do Torneio Internacional de Polo Aquático “Cidade de Ermesinde”. O evento deste ano contou com as presenças das selecções do País Basco, da República da Irlanda e de Portugal (séniores e júniores). No final foram os bascos a fazer a festa, graças a um triunfo de 12-11 diante da selecção sénior de Portugal no jogo decisivo da prova.

    23 de Abril: A natação do CPN continuava na rota do êxito. Neste dia os golfinhos propagandistas conquistaram 12 pódios no Torneio “Cidade de Valongo”.

    25 de Abril: A Junta de Freguesia de Ermesinde em colaboração com o Centro de Atletismo de Ermesinde organizou mais uma edição da Corrida Juvenil “25 de Abril”, uma prova onde participaram cerca de 300 crianças oriundas de diversas escolas primárias da cidade.

    MAIO

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    7/13 de Maio: A equipa de infantis de andebol do CPN qualificou-se para a fase final do Campeonato Nacional da categoria após um robusto e incontestável triunfo (38-16) diante do Estrela Vigorosa.

    Uma semana depois seria a vez do conjunto de iniciados do clube também garantir a presença na fase final do Nacional depois de uma vitória (34-30) sobre o Águas Santas. O andebol propagandista viveu, sem dúvida, uma semana de grande euforia.

    19/20/21 de Maio: A principal equipa do Ermesinde SC despedia-se do Campeonato Nacional da 3ª Divisão com uma vitória no terreno do Cinfães por 1-0 e com o 4º lugar da classificação geral no “bolso, ficando a apenas seis pontos da subida de divisão.

    Foto ARQUIVO MIGUEL BARROS
    Foto ARQUIVO MIGUEL BARROS
    No mesmo mês a equipa de escolas dos ermesindistas sagrou-se campeã da Série 3 do Campeonato Distrital da categoria. Um feito histórico que deu aos pequenos campeões do clube dos Sonhos o “passaporte” para a fase final deste escalão, onde iriam enfrentar as equipas do FC Porto, Boavista e Gondomar. Os iniciados entravam com o “pé direito” na fase final do Campeonato Distrital, fruto de uma vitória sobre o Rio Ave por 2-1.

    No basquetebol, a equipa de cadetes femininos do CPN era vice-campeã nacional, depois de ter alcançado o 2º lugar na fase final do Campeonato Nacional deste escalão.

    Na natação, Joana Rodrigues conquistava mais quatro pódios (três 1ºs lugares e um 2º), desta feita no Torneio Regional Arena, que teve lugar na Póvoa do Varzim.

    JUNHO

    9 de Junho: O CPN passava a contar nos seus quadros com três campeões do Mundo! Isto porque Diogo Guincho, Tiago Guincho e Inês Catarina Santos conquistaram o ceptro mundial de karaté em Jarvenpaa (Finlândia).

    15 de Junho: Os iniciados de andebol do CPN estiveram muito perto de vencer o Campeonato Nacional deste escalão. No jogo decisivo da fase final da competição (realizada no Pavilhão Municipal de Espinho) os propagandistas perderam com a equipa da casa (Sporting de Espinho) por 24-29. O título nacional tinha ficado a apenas seis golos de distância!

    25 de Junho: A Piscina do CPN recebeu 280 atletas oriundos de diversos clubes filiados na Associação de Natação do Norte de Portugal para a disputa do Torneio Encontro de Técnicas Combinadas de Cadetes “B”.

    JULHO

    2/9 de Julho: Joana Rodrigues sagrou-se (em Famalicão, durante os Campeonatos Regionais de Infantis) campeã regional dos 200m livres, enquanto Diogo Pereira alcança o “vice-título” regional nos 200m bruços. Uma semana mais tarde Joana Martins arrecadou três medalhas (uma de prata e duas de bronze) nos Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos.

    AGOSTO

    5/6/12/13 de Agosto: A equipa de veteranos de andebol do CPN conquistou dois importantes torneios de andebol de praia. O primeiro foi nas areias da praia de Espinho, enquanto que o segundo ocorreu em Leça da Palmeira.

    OUTUBRO

    7/15 de Outubro: Um pequeno grupo de elementos ligados ao basquetebol do CPN marcou presença na 1ª edição dos Jogos da Lusofonia (uma espécie de Jogos Olímpicos entre países de língua oficial portuguesa). Foram eles Agostinho Pinto (treinador), Rita Gonçalves e Joana Baptista (atletas), três nomes que estiveram em representação da selecção portuguesa de basket.

    Foto ARQUIVO CPN
    Foto ARQUIVO CPN
    21/22 de Outubro: A natação do CPN conquistou três medalhas (duas de ouro e uma de bronze) na Prova de Preparação de Juvenis realizada na Piscina Municipal de Fafe. Joana Rodrigues esteve mais uma vez em destaque ao conquistar duas dessas três medalhas.

    NOVEMBRO

    11 de Novembro: A equipa feminina de natação pura do CPN qualificou-se para os Campeonatos Nacionais, mais precisamente para a 4ª Divisão. Um feito alcançado graças ao 3º lugar obtido na fase de qualificação que decorreu na Piscina Municipal de Torres Novas.

    DEZEMBRO

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    15/16/17 de Dezembro: O ano desportivo de 2006 em Ermesinde terminou da melhor maneira com a realização da 9ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN. Um grandioso evento que reuniu na nossa cidade cerca de 400 atletas em representação de 30 equipas nacionais e internacionais, com destaque para as participações do FC Porto, Benfica e Celta de Vigo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].