Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Conjunto de actividades desportivas marcaram o encerramento do 1º período lectivo na ESE

    Fotos CASSIANO SEIXAS
    Fotos CASSIANO SEIXAS
    O Grupo de Educação Física em colaboração com a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) organizou um programa desportivo que incluiu três actividades que marcaram o encerramento do primeiro período lectivo.

    A prova de “corta-mato”, realizada em 14 de Dezembro, foi a primeira dessas iniciativas e contou com a promoção e dinamização do Núcleo de Estágio de Educação Física da Faculdade do Desporto da Universidade do Porto.

    Para além de mais de 50 alunos colaboradores, participaram cerca de meio milhar de alunos de ambos os sexos nos seguintes escalões: Infantis B Masculinos (Nascidos em 1994/95 – 2 Km): 1º Edgar (7º G); 2º Miguel Martins (7º E); 3º Diogo Sá (7º ). Infantis B Femininos (1994/95 – 1 Km): 1º Inês (7º G); 2º Joana C. (7º G); 3º Joana F. (7º G). Iniciados Masculinos (1992/93 – 3 Km): 1º Júlio Santos (8º B); 2º João Delgado (9º E); 3º Joel Ferreira (10º G). Iniciadas Femininos (1992/93 – 2 Km): 1º Sílvia Florido (8º A); 2º Joana Malheiro (8º C); 3º Joana Martins (9º B). Juvenis Masculinos (1990/91 – 4 Km): 1º Ricardo Lúrio (10º B); 2º Filipe Lopes (10º L); 3º Sérgio Sousa (10º A). Juvenis Femininos (1990/91 – 3 Km): Ana Torcato (10º A) 2º Cíntia Simões (9º C); 3º Patrícia Santos (10º E). Júniores Masculinos (1988/89 – 4 Km): 1º Fábio Pereira (12º H); 2º Tiago Lino (12º D); 3º Fábio Loureiro (12º D). Juniores Femininos (1988/89 – 3 Km): 1º Brigite Nogueira (11º A); 2º Brígida Nogueira (11º A); Joana Oliveira (10º H).

    Para além da Escola, apoiaram esta realização desportiva, tanto a Junta de Freguesia de Ermesinde como a SportZone e a Copipronto, entidades que tornaram possível a distribuição de lanches, prémios e/ou lembranças a todos os concorrentes.

    Refira-se que os seis primeiros classificados por escalão/sexo foram apurados para o Campeonato Regional de “Corta-Mato Escolar”, em data e local ainda por definir.

    foto
    No dia 15 de Dezembro, realizaram-se os torneios de voleibol (6x6), e basquetebol (5x5) – modalidades oferecidas pela escola no âmbito do Clube de Desporto Escolar. Com algumas adaptações das regras oficiais, o Torneio de Voleibol contou com a presença de doze equipas (cerca de 120 alunos), divididas em duas séries.

    No primeiro, disputado à melhor de três sets de 15 pontos, cada uma das equipas constituída por 6 jogadores, teve de apresentar sempre em campo, e de acordo com o regulamento da prova, o mínimo de 2 elementos femininos.

    Grande competitividade foi a imagem de marca que caracterizou este torneio, com os jogadores a empenharem-se ao máximo e a terminarem quase sempre na partida decisiva, a designada “negra”. A equipa vencedora foi constituída por Fernanda Machado, Andreia Miranda, Marta Pesqueira, Sónia Pinto, Meldred Curtiss, Joana Sousa, Ana Silva, Susana Mota e Carina Nova (elementos da nossa equipa, representante do escalão júnior, do Desporto Escolar), batendo os “Pepe-Team” por 2-0.

    Já o Torneio de Basquetebol, ganho pela equipa “And 1”, foi disputado em duas séries e envolveu um total de 220 alunos que se constituíram em 24 equipas, perfazendo um total de 32 jogos disputados. Cada jogo teve a duração de 30 minutos (divididos em 2 partes). A equipa vencedora, por um parcial de 38-23, foi constituída por Jorge Silva (11ºG), Micael Teixeira (11º G) Bruno Silva (10º A), Luís Santos (10ºA) Jorge Araújo (10ºN) e Sérgio Esteves (8º H). De salientar o bom trabalho da arbitragem, a cargo dos alunos, formados, na sua maioria, pelos cursos de árbitros de Voleibol e Basquetebol, efectuados nesta Escola, pelo Clube do Desporto Escolar.

    foto
    No final, balanço muito positivo para a organização desta jornada desportiva. Um salutar ambiente competitivo, de festa, confraternização, espírito desportivo e de cooperação entre as centenas de alunos da Escola, foram as notas dominantes.

    A todos os participantes, à Associação de Estudantes, aos árbitros, aos grupos do Desporto Escolar, à centena de simpáticos alunos que muito empenhadamente colaboraram em todas as tarefas um especial agradecimento, pois sem estes a realização destas iniciativas teria sido muito difícil.

    Por: Carla Celeste Sousa*

    *Docente de Educação Física da Escola Secundária de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].