Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    Memória do Rato

    LinuxBIOS PRONTO PARA O TRABALHO

    Depois de sete anos de trabalho, o projecto LinuxBIOS está à beira de criar uma opção padrão de BIOS livre para computadores. Obstáculos sérios ainda existem, incluindo falta de recursos e resistência de alguns fabricantes de chipsets e OEMs, mas as vantagens do LinuxBIOS indicam que a sua disponibilidade para o comprador de computadores pode estar somente a alguns meses de distância.

    Fontes: http://www.linux.com/article.pl? sid=06/11/30/199208, http://www.noticiaslinux.com.br/nl1032836946.html e

    http://www.osnews.com/story.php/16663/LinuxBIOS-Ready-to-Go-Mainstream

    LANÇADO ULTEO SIRIUS ALPHA 1

    Gael Duval anunciou o primeiro lançamento de testes da Ulteo, uma nova distribuição iniciada pelo co-fundador da Mandrake, Gael Duval. Do anúncio de lançamento: «Aqui está a primeira versão pública da Ulteo! O seu codinome é ‘Sirius’, pois queremos torná-la uma estrela». Da nota de lançamento: «Este live CD instalável é baseado em pacotes Debian e Ubuntu. É instalado no HD usando ‘Yuch’. Um daemon, chamado UGD (Ulteo General Daemon), está sempre a conectar-se a servidores da Ulteo para ver se um sistema mais actualizado está disponível, podendo proceder à sua actualização». O Ulteo é baseado no Ubuntu 6.06 e usa kernel 2.6.15, X.Org 7.0, KDE 3.5.2, e Firefox 1.5.0.8. A imagem do CD está disponível para download.

    Fontes: http://www.ulteo.com/main/sirius_alpha_announce.php, http://www.ulteo.com/main/sirius_release_notes.php e

    http://www.osnews.com/story.php/16653/Ulteo-Sirius-Alpha-1-Released

    AJAX REPORT VIEWER USANDO OPEN REPORTS, YUI E YUI-EXT

    Cada vez mais utilizado para desenvolver soluções em AJAX, o YUI e as bibliotecas do YUI-EXT são a base do desenvolvimento utilizado no AJAX Report Viewer, criado por Erik Swenson.

    Pode ver no site indicado uma demonstração em flash, que mostra os poderes de uma aplicação feita com o YUI-EXT. O AJAX Report Viewer é um visualizador de relatórios criados em Open Reports.

    Fonte: http://e-ti.blogspot.com/2006/12/ajax-report-viewer-usando-open-reports.html

    JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O OpenSUSE 10.2

    Renomeado para OpenSUSE 10.2, o último release da tradicional família SUSE ganha o mundo. Está agora disponível em vários mirrors e é descrito como «o Linux mais usável disponível hoje em dia». Se não conhece, realmente precisa conhecer. O anúncio oficial está aqui: http://lists.opensuse.org/opensuse-announce/2006-12/msg00004.html.

    Os três primeiros CDs são suficientes para instalação default com o KDE (3.5.5, com novo menu) ou Gnome (2.16.1, com o novo mas-não-tão--novo menu), como podem conferir aqui: http://en.opensuse.org/Product_Highlights.

    Mais fontes: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1165544742.html

    UMA APLICAÇÃO EM PHP PARA TRABALHAR COM O GOOGLE AGENDA

    Imagine que tem uma aplicação em PHP, e agora vai usar o Google Calendar para gerir os seus eventos, não é preciso usar a interface padrão do Calendar apenas para adicionar eventos, podemos usar a nossa própria aplicação PHP.

    Fonte: http://e-ti.blogspot.com/2006/12/criando-uma-aplicao-em-php-para.html

    USO DO FIREFOX CONTINUA A CRESCER NA EUROPA

    De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Xiti Monitor, o uso do navegador Firefox continua a crescer na Europa. Desde Abril deste ano, a alternativa geek ao Microsoft Internet Explorer ganhou 4% extra de mercado. De acordo com a pesquisa da empresa, o navegador agora é usado por cerca de 23,2% dos usuários europeus.

    Fonte: http://www.osnews.com/story.php/16671/Firefox-Use-Continues-to-Rise-in-Europe

    FREESPIRE 2.0 ALPHA 2

    O Freespire 2.0 Alpha2 (1.1.73) está agora disponível para download. Há mudanças nos scripts de inicialização, com melhoria notável no boot; actualização dos drivers ATI, melhoria de suporte a Nvidia; foi adicionado knetworkmanager; e muito mais.

    Fontes: http://wiki.freespire.org/index.php/Freespire_2, http://wiki.freespire.org/index.php/Release_Notes#Freespire_2.0_Alpha2_Release_Notes e http://www.osnews.com/story.php/16670/Freespire-2.0-Alpha-2-Released.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].