Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2006

    SECÇÃO: Arte Nona


    Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora desferiu o tal murro no estômago

    foto
    Terminou o Festival de Banda Desenhada da Amadora, evento que marcou mais uma vez o passo, no mundo da Banda Desenhada em Portugal e que, desta vez, consagrou uma das mais importantes obras jamais produzidas na 9ª Arte portuguesa e que, cuidamos, poderá constituir um poderoso impulso para que, de uma vez por todas se deixe de pensar na Banda Desenhada como arte menor ou mera fórmula de entretenimento. Para alguns académicos mesmo actividade mais ou menos pueril.

    Referimo-nos naturalmente à escolha (que já tínhamos adiantado, de passagem, no último número de “A Voz de Ermesinde”), de “Salazar, agora na hora da sua morte”, de Miguel Rocha e João Paulo Cotrim, editado pela Parceria A.M. Pereira.

    A obra mereceu os títulos (e quando dizemos mereceu não nos referimos apenas ao aspecto administrativo) de “Melhor Álbum Português”, “Melhor Argumento de Autor Português” (João Paulo Cotrim) e “Melhor Desenho de Autor Português” (Miguel Rocha).

    Como já o prometêramos, havemos, em próximo número de “A Voz de Ermesinde”, de voltar à análise de “Salazar, agora na hora da sua morte”.

    Os outros

    premiados

    No passado dia 28 de Outubro foram entregues a todos os vencedores os prémios do 17º Festival de BD da Amadora. Além da obra já referida, foram também vencedores nas respectivas categorias:

    Melhor álbum estrangeiro

    Obra: “Cidade de Vidro”;

    Autores: Paul Karasik e David Mazuchelli (desenho), Paul Auster (argumento);

    Edições ASA.

    Melhor álbum de tiras humorísticas

    Obra: “O amor é um inferno”;

    Autor: Matt Groening,

    Editora: Gradiva.

    Melhor ilustração

    para Literatura infantil

    Desenhador: Alain Corbel;

    Obra: “A máquina infernal”;

    Editorial Caminho.

    Clássicos da 9ª Arte

    Obra: “História de Ó”;

    Autor: Guido Crepax;

    Editora: Marginália.

    Melhor fanzine

    ”O menino triste. Os livros”;

    Editor e autor: J. Mascarenhas.

    Troféu de Honra

    Cidade da Amadora 2006

    Mariana Lopes Viegas, “Tia Nita” (colaboradora literária de “A Formiga”, suplemento infantil da revista infanto-juvenil “O Mosquito”).

    O júri, nesta fase final, foi constituído por Nelson Dona (director do festival), Filipe Abranches (autor vencedor do Troféu 2005 para o Melhor Desenho na categoria de BD portuguesas), Álvaro Santos (autor vencedor do Troféu Cartoon 2005), António Gomes de Almeida (argumentista de BD), Pedro Mota (crítico e estudioso de BD, Osvaldo de Sousa (crítico e estudioso de Cartoon), Jorge Machado-Dias (representante da Imprensa), José Lopes (criador e investigador de Fanzines), Sara Costa (comissária de exposição) e Teresa Santos (professora de Artes Visuais).

    Além dos dois primeiros, na fase das nomeações o júri tinha sido constituído por um grupo que integrava Carlos Pinto Coelho (aficcionado de Banda Desenhada), Carlos Pessoa (jornalista e especialista de BD) e Pedro Moura (crítico e estudioso de BD).

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · Porto Bom

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].