Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2006

    SECÇÃO: Destaque


    CDU traça um quadro negativo em relação ao primeiro ano de Artur Pais à frente da JFE

    A CDU levou a efeito no passado dia 8 de Novembro uma conferência de imprensa com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido no primeiro ano de mandato de Artur Pais - e restante equipa - à frente dos destinos da Junta de Freguesia de Ermesinde. Um balanço que para os comunistas está bem longe de poder ser considerado positivo. Na voz dos seus eleitos na Junta - Sónia Sousa e Carlos Coutinho -, a CDU enumerou uma série de situações/assuntos que sustentam esta sua visão negativa em relação ao que (não) foi feito por Pais e "companhia" ao longo do último ano.

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    «Faltou à Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) liderança, ambição e vontade política para concretizar as mudanças necessárias, circunscrevendo-se a intervenção quase exclusivamente à gestão corrente do órgão autárquico» – é desta forma que a CDU/Ermesinde começa por elaborar o balanço daquilo o que foi o primeiro ano de mandato de Artur Pais.

    Numa análise mais profunda a esta "dura realidade" os eleitos da coligação de esquerda criticam a falta de dinamismo do Executivo PSD em diversos sectores. Começando pelo plano cultural, os comunistas dizem que, ao longo do último ano, apenas foram realizadas as iniciativas das comemorações do 25 de Abril, das comemorações do Dia da Cidade e a mudança e reestruturação da biblioteca. Já o plano desportivo quedou-se unicamente pela realização de uma corrida juvenil no âmbito das comemorações do 25 de Abril. Aliás, em relação ao associativismo (seja ele de carácter desportivo, cultural e//ou recreativo) a CDU sublinha que o apoio dado pela Junta a este sector continua a ser encarado como se de uma esmola se tratasse, ou seja, os subsídios, numa verba total de 12 200 euros, são atribuídos de forma casuística, sem quaisquer critérios promotores de rigor e justiça. A todo este cenário juntam ainda o facto absurdo – nas suas palavras – de a JFE ter gasto, num só dia, 25 000 euros na realização do recente passeio de idosos!

    Classificam a intervenção da Junta junto da Câmara Municipal de Valongo e dos organismos do Poder Central como diminuta e inconsequente (na maior parte das vezes), resumindo-se esta ténue intervenção ao envio de cartas, não existindo por isso uma dinâmica de protesto capaz de conduzir à resolução dos problemas existentes.

    Nesta conferência a CDU enumerou ainda algumas das promessas eleitorais não cumpridas pelo elenco de Artur Pais, tais como a conclusão da 3ª fase das obras do edifício da Junta, a criação de um regulamento justo para a já referida atribuição de subsídios, e a tão prometida "aproximação ao cidadão" que não passou de um chavão eleitoral.

    «Numa freguesia com perto de 40 000 habitantes, é imprescindível que se faça mais e melhor. É urgente que Ermesinde possa contar com uma Junta dinâmica e interventiva, uma Junta que seja mais do que um mero órgão de gestão quotidiana, uma Junta que invista na promoção do desenvolvimento local e que seja capaz de se transformar na locomotiva de uma freguesia que necessita de dar um passo decisivo em direcção à conquista de níveis mais elevados de qualidade de vida», exigem os comunistas.

    REMAR

    CONTRA A

    MARÉ

    Neste balanço, os elementos da CDU enumeraram algumas propostas por si apresentadas durante este primeiro ano de mandato, propostas que «têm tentado contrariar toda a inércia que se verifica na JFE. Conjunto de propostas sobre os mais variados temas que tem conseguido gerar discussão e motivar a reflexão sobre os problemas da cidade», referem. Entre estas propostas apresentadas é de salientar a promoção de um abaixo-assinado enviado à Refer (Rede Ferroviária Nacional) com vista à requalificação das instalações da Estação de Ermesinde; a criação de um regulamento para a atribuição de subsídio às associações e colectividades locais; o lançamento de uma campanha de sensibilização ambiental; a remodelação dos degradados parques infantis geridos pela Junta; o lançamento de um programa de intervenção no Rio Leça e área envolvente, tendo em vista a sua defesa e despoluição; assim como inúmeras solicitações feitas à Câmara de Valongo para que esta interviesse na resolução de problemas de locais e estruturas da freguesia; entre outras propostas.

    A CDU informaria ainda que na sequência do alargamento do horário de funcionamento da Junta às quartas-feiras (até às 20h00), que irá fazer uso do gabinete da Oposição para, na última quarta-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h00 (um horário que pode ser "negociado" com o outro partido da Oposição), ouvir a população de Ermesinde, conhecer os seus problemas e ajuda-los na resolução deles. Relembre-se que a CDU viu em Fevereiro último a sua proposta da criação de um Gabinete de Atendimento à População ser chumbada pelo PSD e PS. Pois bem, oito meses passados deste "não", os comunistas frisam que é com satisfação que vêm esta sua antiga proposta ser agora concretizada.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].