Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Iniciativas no quadro do Debate Nacional sobre Educação

    O Ensino Experimental é objecto de análise e debate no âmbito do Debate Nacional sobre Educação. No dia 29 de Setembro realizaram-se três debates sobre Ensino Experimental, um em Faro, um em Coimbra e outro no Porto.

    Em Faro, na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, numa iniciativa do Centro de ciências do Mar do Algarve e do Conselho de Laboratórios associado, discutiu-se a importância do ensino experimental, como e quando fazê-lo, se serão só as ciências que requerem experimentação e ligação à prática, entre outras questões. Foram oradores Adelino Canário, Henrique Gomes, Conceição Silva, Mariana Fernandes, Fernando Cunha e Susana Carreira.

    Em Coimbra realizaram--se sessões públicas sobre Ensino Experimental das Ciências nas Escolas, organizadas pela CNE e pelo Conselho de Laboratórios Associados. O tema em foco foi “O Ensino Experimental das Ciências. O Caso das Biociências/Biomedecina”. Vários convidados discutiram “Os Paradigmas de Bolonha”, “A Visão Institucional”, “A Implementação dos Paradigmas Renovados do Ensino das Biociências/Biomedicina”, no Anfiteatro de Patologia Geral, Faculdade de Medicina, na Universidade de Coimbra.

    No Porto, no Anfiteatro do IBMC, debateu-se “Ensino Experimental, Saúde e Ambiente”. Foram convidados deste debate Filipe Santos Silva (IPATIMUP), Ludovina Baldaia (FCUP), Marisa Matias (CES), Manuel Costa (UMinho), Margarida Casal (UMinho), Maria João Silva (ESE-IPP), Mota Cardoso (IPATIMUP) e Susana Pereira (FCUP), numa iniciativa conjunta do CNE e dos laboratórios associados, IBMC, INEB e CES.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].