Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Destaque


    “Táxi Seguro” foi apresentado no município de Valongo

    Os cerca de 40 taxistas licenciados do Concelho de Valongo ficaram a conhecer – de uma forma pormenorizada – no passado dia 20 de Setembro o projecto “Táxi Seguro”. Trata-se de um conceito moderno que visa exclusivamente melhorar as condições de segurança dos profissionais do sector dos táxis aquando do exercício das suas funções. O “Táxi Seguro” é da autoria conjunta do Ministério da Administração Interna, Junta Metropolitana do Porto e da Fundação Vodafone Portugal.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    «Este projecto nasce de uma necessidade dos profissionais dos táxis com vista à sua segurança», foi desta forma que o vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV) João Queirós começou por apresentar o “Táxi Seguro” aos cerca de 40 taxistas valonguenses presentes na cerimónia realizada no salão nobre da autarquia.

    É um projecto que assenta num sistema inovador de prevenção e combate à insegurança dos taxistas, o qual recorre à utilização do GSM, do GPS e de modernos mapas digitais que permite à Polícia de Segurança Pública (PSP), a partir do instante em que o taxista dá o alerta de perigo (carregando duas vezes num botão instalado no dispositivo), monitorizar a localização do veículo em tempo real, quer esteja ele parado ou em movimento. Após a localização exacta da viatura a polícia tem ainda acesso ao som ambiente do interior da mesma, de modo a que possa ser determinado o grau de perigosidade da situação, como por exemplo, saber se o criminoso está armado, se está a actuar sozinho ou com outros indivíduos, etc.

    Para Albano Carneiro, a representar nesta cerimónia a Junta Metropolitana do Porto, este projecto é um conforto muito grande para os taxistas, «pois, a partir do momento em que carregam num botão têm de imediato as forças policiais convosco para vos ajudar a sair de uma situação de perigo», referiu.

    foto
    Igualmente presente na cerimónia esteve Mário Pereira, sub-intendente da PSP e representante do Ministério da Administração Interna, para quem o “Táxi Seguro” é um excelente projecto, com inúmeras vantagens para os motoristas de táxi, desde já a questão de uma melhor segurança. Mas agora o leitor pergunta: será que os taxistas terão segurança absoluta com a adesão a este projecto? Esta foi, aliás, uma questão levantada pelos próprios comissários da PSP que detalhadamente apresentaram o “Táxi Seguro” em Valongo, ou seja, não existe um dispositivo que conceda total segurança ao motorista, já que por muito seguro e eficaz que seja o projecto o factor risco existe sempre, mesmo que de uma forma mínima. «O “Táxi Seguro” não anula na totalidade o factor risco, pois por mais segurança que exista numa profissão há sempre a possibilidade de se correrem certos e determinados riscos. Isto acontece com os polícias, com os taxistas, ou com qualquer outra profissão. Agora, o que este projecto assegura é uma acentuada diminuição desses mesmos riscos. Em suma, este sistema melhora, e muito, as condições de trabalho dos motoristas de táxi», explicaram os elementos ligados à PSP.

    Apesar de ser uma novidade na Área Metropolitana do Porto, o “Táxi Seguro” já funciona, e com resultados satisfatórios, na zona da Grande Lisboa, segundo informação dada nesta cerimónia pelos responsáveis do projecto.

    O custo e instalação deste aparelho é de 305 euros, sendo, no entanto, que o taxista apenas paga 40% deste valor, cerca de 120 euros, ficando os restantes 60% a cargo do Ministério da Administração Interna (33%) e da autarquia local (27%). De frisar ainda que este valor inclui formação técnica sobre o funcionamento do equipamento e formação de procedimentos em caso de emergência. «É um esforço da parte dos profissionais de táxis, em termos de investimento, que compensa, aliás, não há dinheiro que pague a nossa segurança», sublinhou João Queirós.

    Ao “Táxi Seguro” poderão aderir todos os taxistas licenciados nos municípios pertencentes à Área Metropolitana do Porto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].