Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Hospital de Valongo requalifica serviço de urgência

    Foi inaugurado na segunda-feira, dia 2 de Outubro, o novo serviço de urgência do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo. O serviço, que foi transformado de alto a baixo, inclui instalações completamente remodeladas e de acordo com o modelo de Triagem de Manchester, que foi também agora introduzido. Para que isso fosse possível, teve que se fazer a necessária formação de um grupo de técnicos de saúde que vai ficar afecto ao serviço de urgência.

    Foram também introduzidas alterações significativas na regulação de trânsito, que implicam que o acesso se vá passar a fazer por outra entrada.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Trata-se de uma das primeiras grandes medidas que estavam em preparação e agora finalmente concretizada, por parte do novo Conselho de Administração do Hospital de Valongo, presidida por José Luís Catarino.

    Entrado em funções há alguns meses, a nova Administração, também constituída por José Ribeiro e José Avides Moreira, tem em carteira várias outras medidas de carácter prioritário entre as quais se inclui, por exemplo, a informatização do hospital.

    O novo serviço de urgência do Hospital de Valongo, adoptando as determinações preconizadas pela Triagem de Manchester, procura assegurar a maior racionalidade e justiça na determinação das prioridades de atendimento e o seu mais correcto encaminhamento.

    Se, até então, aos utentes, lhes pareceria lógico serem atendidos por ordem de chegada ao serviço, já que era de forma empírica que se determinava a gravidade da situação em presença, essa triagem será feita agora de acordo com o chamado método de Manchester, desenvolvido naquele hospital britânico em 1997. Devidamente testado e comprovado desde então, não só naquele hospital mas em todo o mundo – também nos principais hospitais do Porto – aquele método garante a uniformidade de critérios ao longo do tempo com as diversas equipas de serviço e elimina uma arbitrária definição de prioridades, ao basear a primeira observação em critérios de natureza científica, permitindo fazer não um diagnóstico – que não se pretende – mas uma rápida e fundamentada avaliação da prioridade clínica de atendimento.

    O Hospital de Valongo, para além da adequada formação dos profissionais de saúde e da alteração das infra-estruturas necessárias ao bom funcionamento dos serviços, introduziu também um imprescindível novo modelo de ficha de urgência que torne eficaz a triagem dos doentes.

    A utilização deste sistema classifica o utente numa de cinco categorias de prioridade, identificadas por uma cor e um tempo alvo de limite temporal para a observação clínica. Esse tempo será de 0 minutos para o doente classificado em situação “emergente” (cor vermelha), de 10 minutos para o classificado como “muito urgente” (cor laranja), de 60 minutos para o classificado como “urgente” (cor amarela), de 120 minutos para o doente classificado como “pouco urgente” (cor verde) e de 240 minutos para o doente classificado como “não urgente” (cor azul).

    O sistema de triagem baseia-se numa bateria de questões e observações estabelecidas, cuja aplicação permite assegurar regularmente que se atendam com maior prioridade os doentes em situação clínica efectivamente mais grave, independentemente da percepção que sobre isso possam ter os próprios doentes ou familiares, que de forma empírica ou emocional, avaliam muitas vezes mal e injustamente as situações de prioridade relativa.

    PROJECTOS EM CURSO

    foto

    A introdução das novas medidas no serviço de urgência no hospital implicam que o acesso à urgência se passe a fazer por uma via exclusiva, havendo contudo um período de adaptação de quinze dias, durante o qual será permitido o acesso quer pela via anterior, quer pela nova via exclusiva de acesso à urgência. Para que fosse possível pôr esta a funcionar, o Hospital de Valongo contou com a colaboração da Câmara de Valongo que abriu o acesso, asfaltando o piso na zona de entrada do Hospital. Foi também colocada a necessária sinalização.

    A partir deste período de adaptação, o acesso pela portaria principal será destinado apenas aos profissionais do hospital e aos cidadãos que pretendam ir ao internamento ou às consultas.

    De salientar que o novo serviço de urgência será auditado interna e externamente

    É preciso referir que este serviço cumpre todos os requisitos de classificação como “serviço de urgência básica” (SUB) – ver caixa –, conforme os critérios definidos pelo Despacho n.º 18 459/2006 do Ministério da Saúde, sendo os dois outros graus dos serviços de urgência, o “serviço de urgência polivalente” (SUP) – «o nível mais diferenciado de resposta à situação de urgência/emergência, localizando-se em regra num hospital geral central/centro hospitalar...» e «serviço de urgência médico-cirúrgica» (SUMC), com menos valências que o anterior, mas onde se poderão realizar algumas intervenções cirúrgicas.

    A reorganização dos serviços de saúde actuais implicará que este tipo de serviços (SUP, SUMC e SUB) será restrito a algumas unidades hospitalares, sendo pertinente esperar que o Hospital de Valongo ficará contemplado, no futuro, com a qualificação de “serviço de urgência básica”.

    Durante uma conversa que “A Voz de Ermesinde” manteve com o Conselho de Administração do hospital, José Luís Catarino deu a conhecer algumas das preocupações e projectos da nova equipa administrativa e também algumas das novas conquistas.

    Boas notícias serão o recente reforço em meios humanos necessários àquele hospital, tendo entrado ali ao serviço muito recentemente ou estando iminente a entrada de um novo anestesista, um patologista clínico e um cirurgião.

    Dentro de mais ou menos quinze dias prevê-se a abertura do serviço de Medicina Dentária.

    Foi reequipado o bloco cirúrgico e apresentada uma candidatura para outro bloco operatório.

    E, como já referimos, foram também apresentadas candidaturas para a informatização do hospital (sendo uma das candidaturas para o sistema “Alert”, destinado ao funcionamento do serviço de urgência).

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].