Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2005

    SECÇÃO: Local


    Foto Manuel Valdrez
    Foto Manuel Valdrez

    Coral galego de Berres abrilhantou a Festa de Verão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde

    Como habitualmente acontece por esta altura do ano, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde organizou mais uma edição da sua já tradicional Festa de Verão.

    Este ano o evento - realizado no passado dia 11 de Junho - contou com a participação muito especial dos galegos do Coral de Berres, da província de Pontevedra, que trouxeram até à nossa cidade os sons da música clássica oriunda do país vizinho.

    Perante um Fórum Cultural bem composto de público, a noite começou com a actuação do Coro Infantil//Juvenil da Assocação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE).

    Dirigido pela professora Lígia Castro, este coro – composto por 25 elementos – apresentou temas da autoria de Schumann, Di Lasso, Bruckner e Beethoven. Em seguida subiu ao palco o Orfeão Sénior da AACE, que apesar de ter sido fundado apenas em 1999 conta já no seu currículo com algumas dezenas de actuações, duas das quais em terras da Galiza, na vizinha Espanha. Neste espectáculo o Orfeão Sénior – sob a orientação do Professor Sérgio Nery – interpretou temas de alguns nomes conceituados da música clássica, como por exemplo Schubert, Haendel, ou o português Lopes Graça. Após um curto intervalo, e depois de uma primeira parte mais contida em virtude do género de música apresentada, o público deu largas à sua alegria – pulando e cantarolando – com a actuação do sempre divertido Grupo de Música Tradicional Portuguesa da AACE, que interpretou alguns temas de cariz popular.

    Chegou-se então ao momento mais aguardado da noite, ou seja, a actuação do grupo espanhol Asociacion Masa Coral de Berres, vindo da província galega de Pontevedra.

    Foto Manuel Valdrez
    Foto Manuel Valdrez
    A ACTUAÇÃO NOTÁVEL

    DO CORAL DE BERRES

    Trata-se de um grupo formado por 36 vozes, e que conta no seu currículo com diversas actuações em festivais, missas solenes, e algumas aparições na Televisão da Galiza. Dirigido pela maestrina Astrid Vasquez, o Coral de Berres trouxe até Ermesinde alguns temas clássicos de origem popular galega, casos de “O Paxariño”, “Foliada de Nadela”, ou “Boga Boga”. Para além destas obras populares, o Coral de Berres interpretou ainda temas da autoria de compositores espanhóis, nomeadamente de Pablo Sorozabal, Groba, ou Rey Riveiro. No final deste magnífico serão, o presidente da AACE, Agostinho Gomes, agradeceu ao público presente o carinho e o apoio que têm manifestado pela associação ao longo da sua existência. Fez ainda um agradecimento muito especial ao Coral de Berres, pela retribuição da visita que a AACE tinha feito recentemente a terras galegas.

    Posteriormente foram trocadas algumas lembranças entre as duas associações, antes de se dar por encerrada mais uma noite de elevado nível cultural com a assinatura da AACE.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].