Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Património


    foto
    ACONTECEU N’A VOZ DE ERMESINDE (3)

    As Comemorações do Carnaval em Ermesinde – O Enterro do João

    Em mês de Carnaval, recordamos n’A Voz de Ermesinde um costume que sempre atraiu centenas de pessoas, da cidade e arredores, como forma de viver a folia e festejos comuns a esta época, O Enterro do João.

    O contexto histórico sobre esta festividade, pode ser encontrado, de uma forma alargada, na monografia de Jacinto Soares (2008), intitulada de “Ermesinde: Memórias da Nossa Gente”. O autor dedica cerca de quinze páginas a este assunto, descrevendo os hábitos e costumes que são desenvolvidos na cidade, até à afirmação desta comemoração.

    O Enterro do João é realizado em mais do que um dia, culminando a sua comemoração no dia de Carnaval. Em síntese, João é um homem que morre de uma doença notória e que se procurou curar, anteriormente, mas acaba por sucumbir à mesma. Três dias antes do dia de Carnaval, é realizado o seu velório, onde no lugar do defunto é colocado um boneco de palha, que traja como um homem morto, preparado para as exéquias fúnebres. No dia do seu funeral, é levado, pelas ruas de Ermesinde, até ao local onde se situa a sua última morada, do lado direito da ponte da Travagem. Aqui é lido o testamento, que começa pela sua autobiografia, que é descrita como uma «cantinela de “escárnio e maldizer”, cheia de boa disposição, que pretende ridicularizar a diversificada origem da maior parte dos habitantes de Ermesinde» (DIAS, PEREIRA, 2001, 69). Contudo, é dentro desta leitura do Testamento que se regista o maior número de variações, porque este é alterado, todos os anos, consoante os temas que se tornam mais relevantes dentro da sociedade. Procede-se depois ao momento do Juízo Final, onde este boneco é queimado e posteriormente enterrado, perante o olhar de todos os forasteiros.

    Embora o contexto pandémico tenha afastado estas festividades da cidade de Ermesinde, é comum A Voz de Ermesinde acompanhar e documentar estas festividades nas suas páginas. Trouxemos para este mês as últimas três festividades do Enterro do João, que por aqui ocorreram, entre 2017 e 2019.

    As festividades do João enchem as ruas de Ermesinde de foliões e curiosos que procuram ver os desfiles de Carnaval, onde é comum o uso de gigantones, bombos, carros alegóricos e todo o tipo de decorações características deste período.

    É comum no desfile carnavalesco da cidade fazerem-se representar com carros alegóricos e grupos de mascarados as associações, entidades e escolas de Ermesinde. A título de exemplo neste três anos, que agora documentamos, participaram: a Associação Desportiva e Recreativa da Gandra; Saibreiras Bairro d’Artes; Associação Ermesinde Cidade Aberta; Associação de Pais da Escola Básica do Carvalhal; União da Bela; União da Formiga; Associação SóJovem; Escola Secundária de Ermesinde; Associação Académica e Cultural de Ermesinde; Associação de Pais da Escola Básica da Bela; Casa Povo de Ermesinde; grupo Power Dance; Associação Fenómeno Dinâmico e o Externato Santa Joana.

    Excerto do Testamento do João – A Voz de Ermesinde nº 976
    Excerto do Testamento do João – A Voz de Ermesinde nº 976
    Passamos a recordar, como foram vividos os últimos Enterros do João, na nossa cidade.

    Em 2017, A Voz de Ermesinde, descrevia-nos que esta comemoração «está mais viva do que nunca». Decorreram entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o que levou a que o fecho da edição do jornal tivesse ocorrido apenas no dia 1 de março, no sentido de cobrir o evento. Nesse ano, os carros alegóricos faziam sátira política ao muro que Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos da América, pretendia fazer para separar os Estados Unidos do México. Ainda podiam ser encontradas outras críticas, desportivas e sociais, descritas como aquelas «que provocaram a gargalhada nos muitos transeuntes que, na berma da via pública, acompanhavam o cortejo». Como alusão aos factos que agora documentamos, na leitura do famoso testamento do João, também podia ser encontrada a mesma sátira política:

    Lá por terras do México

    Há quem diga que ficou rico

    Pois ao seu patrão Trump

    Andou sempre a dar o mico

    Para fazer o muro no México

    Meteu milhões na mala

    Ficou com eles todos

    Pois já havia muro na Guatemala

    No ano de 2018, a organização do Carnaval e Enterro do João coube à Junta de Freguesia de Ermesinde, as comemorações decorreram entre os dias 11 e 13 de fevereiro e os locais escolhidos para as comemorações foram o Parque Urbano e o Armazém da Junta (na zona da Resineira). Neste ano, o dado mais curioso talvez tenha sido a chegada do João; a sua aparição ocorreu num domingo de chuva onde centenas de pessoas se juntaram no Parque Urbano para receber essa figura tão querida da cidade. O João apareceria pelos céus, com honras militares e de helicóptero. Descrevendo-nos o artigo d’A Voz de Ermesinde que a figura acabaria escoltada «por um verdadeiro exército debaixo de “vivas” da multidão em redor até ao anfiteatro do parque onde o esperava o Estado Maior da freguesia, o Presidente da Junta, ao lado da viúva do aclamado João.

    A leitura do Testamento desta figura também não passaria ao lado d’A Voz de Ermesinde, nesta ocasião foi salientado no texto e como crítica uma das promessas eleitorais do Presidente da Junta, que se prendia com a criação do Museu de Ermesinde:

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Bibliografia:

    - A Voz de Ermesinde, fevereiro de 2017, nº 951

    - A Voz de Ermesinde, fevereiro de 2018, nº 963

    - A Voz de Ermesinde, março de 2019, nº 976

    - DIAS, Manuel Augusto; PEREIRA, Manuel Conceição (2001). Ermesinde – Registos Monográficos. Vol. II. Ermesinde: Câmara Municipal de Valongo

    - SOARES, Jacinto (2008). Ermesinde: Memórias da nossa gente. 1º edição. Ermesinde: Junta de Freguesia de Ermesinde

    Por: Mariana Filipa Lemos

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].