Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Património


    foto

    Contributos para o estudo de S. Lourenço d’Asmes (parte 1)

    O Arquivo Distrital do Porto tem disponível para consulta, na sua plataforma online, os livros de assentos de batismos, óbitos, casamentos e rol de crismados, relativos à Paróquia de Ermesinde/São Lourenço d’Asmes. A escolha das duas denominações, da anterior vila, não são, neste caso, inocentes; sabemos que o pedido da Junta de Paróquia para a alteração do nome da vila, para o atual, ocorre a 6 de novembro de 1910, estendendo-se o processo de aprovação até ao dia 6 de fevereiro de 1911. A datação dos livros que passamos a referir termina, nos assentos mais tardios, no dia 31 de dezembro de 1910, pelo que estes documentos além de representarem um testemunho fulcral do movimento demográfico e acontecimentos que ocorreram na Paróquia da vila, permitem-nos compreender como São Lourenço d’Asmes se desenvolveu, ainda antes da alteração toponímica e consequente ascensão a cidade, em 1990.

    Os quatro tipos de registos que vamos enunciar possuem uma matriz diferenciada, pelo que faremos uma abordagem isolada para cada um deles:

    1. Batismos – Séc. XVI – Séc. XX

    2. Casamentos – Séc. XVI – Séc. XX

    3. Óbitos – Séc. XVI – Séc. XX

    4. Crismados – Séc. XVI – XVII

    1. Batismos

    A base de dados digitalizada com os livros de batismos na paróquia de S. Lourenço d’Asmes encontra-se bastante completa, datando de 1586 até 1910. A título de curiosidade e informativo, segue a transcrição do primeiro batismo que encontramos:

    Em vinte E tres dias do mes de janeiro do anno de mil e quinhentos et oitenta e seis annos baptizei eu Hieronimo Freire Cura, desta igreia de São Lourenço dasmes a Pedro filho de Gonçalo Fernandez desta aldea E de sua molher Isabel Fernandez foraõ padrinhos Vicente Pereira filho de anna pirez Viuva da mesma aldea e isabel filha de ioão annes ia defuncto outrosy da mesma aldea e por verdade fis este por mj asignado ut Supra (assinatura)

    Apesar de grande parte destes documentos nos oferecerem dificuldades de leitura, porque parte das páginas se encontram, inclusivamente, manchadas, conseguimos compreender que em 1586 era representante da igreja de S. Lourenço d’Asmes o Pe. Hieronimo Freire Cura e que aqui se fez batizar um rapaz, de nome Pedro.

    Por comparação, e volvidos mais de três séculos, a nota do último batizado relatado nestes livros, no dia 31 de dezembro de 1910, diz-nos que:

    Aos trinta e um dias do mez de Dezembro de anno de mil novecentos e dez n’esta Egreja parochial de São Lourenço d’Asmes, concelho de Valongo, diocese do Porto baptisei solemnemente um indivíduo do sexo feminino a quem dei o nome de Laura e que nasceu n’esta freguezia no lugar do Concelho ás sete horas da manhã do dia vinte e sete do mez de Dezembro do anno de mil novecentos e dez filha legítima de Vicente da Cunha, lavrador natural da freguesia de Alfena, d’este Concelho e diocese e de Eufrasia Marques d’Oliveira, lavradeira, natural d’esta freguesia de São Lourenço d’Asmes. N’esta recebidos, parochianos e moradores no lugar da Cancela, neta paterna de Joaquim da Cunha, e de Maria Joaquina dos Santos e [materna] de José de Souza Lima e de Rosalina d’Oliveira. Foi padrinho Manuel Bento de Souza, cazado, lavador e madrinha Laura Ferreira Casada

    Os quaes todos sei serem os proprios.

    E para constar, laurei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo assignaram o padrinho e não a madrinha por não saber escrever.

    (Assinaturas)

    Ao longo destes livros, conseguimos compreender que as formas e registos da Santa Igreja se vão complexificando, criando-se esquemas de preenchimento em livros pré feitos. Neste documento de 1910 presidia à junta da paróquia o Pe. Paulo António Antunes. Contudo, este registo de batismo tornou-se, pelas notas que contém junto dele, ainda mais completo do que pretendia ser inicialmente. Junto deste assento conseguimos encontrar os seguintes dados:

    1. Assento de batismo de Laura, datado de 31/12/1910 (Arquivo Distrital do Porto)
    1. Assento de batismo de Laura, datado de 31/12/1910 (Arquivo Distrital do Porto)

    1.ª Nota:

    Casou em Ermezinde, deste concelho no dia três em Abril de mil novecentos e trinta e séte, com Alvarim Ferreira dos Santos, natural de Aguas Santas - Maia. Emolumentos em [um escudo e cincoenta centavos] Valongo e Repartição do Registo Civil, aos quatro de abril de mil novencentos e trinta e séte (assinatura)

    2.ª Nota:

    2) O casamento referido do averbatamento nº 1, foi dissolvido por óbito do cônjuge marido, em 27 do mês findo. Bol. Nº 1 março 5

    Em 8 de Janeiro de 1980 (assinatura)

    3.ª Nota:

    Faleceu em 10 de julho de 1995, na freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo. Assento nº 46 ano de 1995. Em 11 de julho de 1995 (assinatura)

    Ou seja, mais do que um assento de batismo, ao longo dos anos, estes livros vão-se tornando quase que um diário da vida dos crentes e fiéis da paróquia. Incluímos ainda uma reprodução em imagem desta página do livro de batismos, onde compreendemos todos os passos que Laura realizou ao longo da vida, culminando com a sua morte, no ano de 1995.

    2. Casamentos

    Quando consultamos as páginas digitalizadas pelo Arquivo Municipal do Porto, temos nota do primeiro casamento que ocorreu em S. Lourenço d’Asmes no ano de 1686:

    Manoel de [ilegível] m.as d.as aos desoito dias do mês de novembro estando presentes dos d.as m.as aos do de S. Paio Manoel Souto da Cancela. Aos do m.as [ilegível] dia e mes [ilegível] mil seiscentos e oitenta e seis

    Contudo, sabemos através da monografia composta por Manuel Augusto Dias e Manuel Conceição Pereira, datada de 2001, que quando a investigação se realizou in loco neste mesmo arquivo que a nota do primeiro casamento realizado na paróquia data de 1587:

    Em trinta e hú dias do mes de ianeiro do anno de mil e quinhentos et oitenta e sete annos Recebi eu hieronymo freire Cura desta Igreia de São Lourenço por palabras de presente A Manoel pirez filho de nacula [= Nicolau] pirez e de sua molher Jsabel fernandez da freiguesia dalfena, da aldea de cabeda co Jsabel gonçalvez filha de ioão annes o direito e de sua molher maria gonçalvez ia defunctos moradores nesta aldea de São Lourenço testemunhas presentes manoel de Sousa criado do abbade xp.vão [=Cristóvão] mendes e Antonio fernandez e Antonia gonçalvez molher de pedro manoel todos moradores nesta aldea e por verdade eu hieronymo freire Cura da dita igreia que este fis e asigney. (assinatura)

    Ou seja, conseguimos concluir que entre o arquivo físico e os documentos que se encontram disponíveis para consulta online já haviam decorrido cerca de cem anos, assim como a nota do primeiro casamento, de 1587, dista de quase nove meses quando comparada com o registo de batismos.

    O último registo de casamentos que encontramos digitalizado data de 1910, e relata-nos:

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Bibliografia:

    Arquivo Distrital do Porto:

    - Registos de baptimos de 1586 a 1693 – Cota: E/27/4/4-14.5 (Disponível em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=500433 )

    - Registos de baptismos de 1910 – Cota: G/32/1/3-1.5 (Disponível em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1413385 )

    - Registos de casamentos 1586 a 1694 – Cota: E/27/4/4-14.5 (Disponível em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=500493 )

    - Registos de casamentos de 1910 – Cota: G/32/1/3-2.5 (Disponível em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1414090 )

    DIAS, Manuel Augusto. PEREIRA, Manuel Conceição (2001). Ermesinde – Registos Monográficos. Vol. 1. Ermesinde: Câmara Municipal de Valongo

    Por: Mariana Filipa Lemos

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].