Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2021

    SECÇÃO: Local


    Marco Rotário de Ermesinde

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Ao fim da tarde do passado dia 11 de janeiro, foi inaugurado na Rotunda da Vila Beatriz, bem à entrada do centro da cidade, para quem circula desde a Santa Rita, o marco rotário do Rotary Club de Ermesinde (RCE).

    foto
    Trata-se de um belo elemento decorativo da autoria do jovem artista, Pedro Alves, que foi aluno da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) e que, atualmente, frequenta o 3.º ano do Curso da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Diga-se que a escolha do artista passou por um concurso prévio, que envolveu uma pessoa com excelentes conhecimentos no mundo da arte, como é o caso da Professora de Artes Visuais, Augusta Medeiros, que foi contactada pelo Rotary Club de Ermesinde precisamente para lançar o desafio aos seus alunos, no sentido deles conceberem um marco rotário. Seriam selecionadas três propostas, depois apresentadas ao RCE, que por sua vez selecionou uma elas, a do Pedro Alves que é a que foi executada e está agora na rotunda da Vila Beatriz.

    foto
    Esta iniciativa que se deve, então, ao Rotary Club de Ermesinde é, sobretudo, uma forma de dizer “presente” do Clube Rotário da Cidade aos habitantes desta urbe. Como se sabe o movimento rotário envolve-se em grandes causas humanitárias, tendo como principal missão servir o próximo. Por isso, é bom que os ermesindenses saibam da sua existência.

    foto
    Entre os presentes ao ato inaugural, para além dos elementos da Direção do RCE, do artista autor (Pedro Alves) e da Prof.ª Augusta Medeiros, estiveram: José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo; João Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde; Sérgio Almeida, Governador do Distrito 1970; Duarte Besteiro, Governador Assistente; Mariana Branco, representante de Rotaract; Maria Luís Carvalho, representante de Interact; Paulo Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Valongo; Ana Paula Teles, membro da Direção do Centro Social de Ermesinde e da Direção do Agrupamento de Escolas de Ermesinde; António Carvalho, representante da Associação Académica e Cultural de Ermesinde; Maria Augusta Moura, da Direção da Casa do Povo de Ermesinde; Comandante da PSP de Ermesinde; Manuel Augusto Dias, presidente da Direção da Ágorarte/Universidade Sénior de Ermesinde e Diretor do jornal “A Voz de Ermesinde” e vários elementos dos Clubes Rotary, Rotaract e Interact de Ermesinde.

    foto
    Na interpretação livre de quem aprecia o pequeno monumento agora inaugurado, o símbolo do Rotary, aparece numa zona do monumento em que o espaço aberto quase desaparece, como que querendo dizer que a união fortalece a matéria, ou, por outras palavras, a “união faz a força”. E os rotários dão, normalmente, um bom exemplo de união em prol de grandes desígnios coletivos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].