Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2016

    SECÇÃO: Política


    Governação PS no Município de Valongo

    foto
    Cumpridos três anos de governação Socialista na Câmara Municipal de Valongo, podemos afirmar com orgulho terem sido três anos de melhoria efetiva para o nosso Concelho. A Secção do PS Ermesinde vê com especial atenção as melhorias na nossa cidade.

    Temos como referências várias melhorias no nosso Concelho, com várias conquistas deste Executivo PS, umas já realizadas e outras com resolução à vista, dos quais nos vamos referir a um há anos preterido pelos anteriores executivos PSD que nunca o conseguiram resolver:

    • Escola Secundária de Ermesinde - vão arrancar as obras em 2017;

    A Escola Secundária de Ermesinde, ESE, tem finalmente luz ao fundo do túnel, o mesmo é dizer que as verbas necessárias à sua requalificação estão agora inscritas num protocolo acordado entre a Câmara e o Ministério da Educação, conseguido após muita pressão que envolveu a Direção Geral dos Equipamentos Escolares, DEGESTE, que não se portou muito bem para com o nosso Concelho, tentando até deixar-nos uma vez mais sem possibilidade da realização das tão almejadas obras. Não fora a acutilância do nosso Presidente, Dr. José Ribeiro, na final do processo e teríamos ficado de fora do uma vez mais. Não aconteceu assim e podemos orgulhar-nos do trabalho efetuado. Não podemos esquecer que em 2011 havia já projeto, havia verbas e havia já luz verde para a realização das obras e o Governo PSD do Dr. Passos Coelho, numa atitude de enorme injustiça para os Ermesindenses, anulou a realização das obras de requalificação.

    Depois de anos de mais recuos que avanços, a ESE vai finalmente ser alvo de obras de requalificação.

    Apesar de ser uma vitória de toda a comunidade Ermesindense, importa não esquecer o papel decisivo que o Partido Socialista, que a todos os seus níveis e esferas de influência, teve neste desenrolar. A Secção do PS Ermesinde realizou diversas ações de sensibilização e alerta, e também deslocou uma delegação ao Ministério da Edução em Lisboa para realçar a necessidade e a tremenda injustiça que nos últimos anos foi feita às escolas do Concelho em geral e à Secundária de Ermesinde em particular. Por outro lado o Sr. Presidente da Câmara, Dr. José Manuel Ribeiro, encetou diversas ações junto da CCDRN e da DEGESTE, tendo culminado com uma reunião com o Ministro da Educação, tendo obtido um acordo que prevê uma verba inicial de 3,9 Milhões de Euros para uma primeira fase de obras na ESE e 100 mil euros para o projeto na ES de Valongo (ESV). O financiamento conta com fundos comunitários do programa Portugal 2020, e comparticipação da Câmara com 7,5 % do valor em cada uma das obras. Ficou também acordada que numa futura reprogramação dos fundos comunitários serão atribuídas novas verbas que permitam a total requalificação da ESE e a realização das obras entretanto alvo de projeto na Escola Secundária Vallis Longus em Valongo, ESV. A solução envolve esforço financeiro da Autarquia, mas a causa abraçada pelo executivo PS permitirá finalmente concretizar o sonho que é de toda a população Valonguense.

    O Secretariado do PS Ermesinde

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].