Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2016

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Vacine-se contra o Inverno

    Com a chegada do tempo frio aparece a Gripe e as Infeções Respiratórias e a prevenção é a "palavra de ordem". Existem formas de prevenção das mesmas e uma prevenção eficaz também passa pela vacinação. Em Portugal estão disponíveis a Vacina da Gripe da Sazonal (anualmente) e duas vacinas anti-pneumocócicas ("contra a Pneumonia").

    GRIPE

    A Gripe é uma doença causada por um vírus. Os sinais e sintomas característicos são o aparecimento de febre (temperatura axilar superior a 38ºc) que dura cerca de 2 a 3 dias, dores de cabeça, dores musculares, dores de garganta, fraqueza, cansaço, tosse e por vezes espirros e "pingo no nariz" ou "nariz entupido". O tratamento não passa por "matar" o vírus, mas sim tratar os sintomas associados. Uma noção muito importante, e desfazendo mitos, é de que a Gripe não se trata com a toma de antibióticos, pois estes são fármacos que devem ser usados nas infeções causadas por bactérias e não por vírus.

    Na maioria das vezes, os sintomas são resolvidos com antipiréticos, analgésicos, descongestionantes nasais e não menos importante, hidratação reforçada e repouso em casa. Contudo as infeções víricas como a Gripe podem complicar-se associando-se a infeções bacterianas. Alguns sinais de alarme como febre que dura mais de 3 dias, mesmo sob medicação para o efeito, ou apresenta dor no peito, dificuldade em respirar/falta de ar, deve ser avaliado pelo seu médico assistente.

    VACINA DA GRIPE

    A vacina da gripe sazonal está disponível todos os anos. Esta é baseada na estirpe do vírus mais frequente do inverno do ano anterior. A vacinação é fundamental pois não só previne o aparecimento da Gripe, mas acima de tudo as suas complicações. Mesmo que tome a vacina e adoeça, esta previne que a doença se torne mais grave e com repercussões de maior. A vacina da gripe é gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes em lares ou instituições, mas também está recomendada pela DGS em doentes crónicos (pex. Diabetes) ou imunodeprimidos e entre os 60 e os 64 anos de idade.

    PNEUMONIA

    A Pneumonia é uma infeção respiratória que afecta os pulmões, frequentemente causada por uma bactéria, mas também pode ser causada por um vírus (como o vírus da gripe) ou outro microorganismo. Os idosos são uma população mais suscetível e com maior risco de gripe e de sobreinfeção (ou seja um doente com gripe pode ser infetado concomitantemente com uma bactéria causadora de Pneumonia). As chamadas "gripes mal curadas", não mais do que quadros de gripe que vulnerabilizam o doente e o tornam mais debilitado e/ou suscetível a contrair outra infeção por outro microorganismo, prolongando o tempo de doença e agravando o quadro clínico (ex. Pneumonia).

    A Pneumonia pode manifestar-se pela presença de tosse com expetoração (por vezes de cor esverdeada), falta de ar, dor no peito, dor de cabeça e dores musculares, febre, batimentos cardíacos e respiração mais acelerada.

    Na presença destes sintomas deve ser avaliado pelo seu médico assistente, que lhe recolherá uma história detalhada das suas queixas e fará um exame objetivo direcionado, podendo pedir exames (pex. Radiografia do Toráx).

    A maioria dos casos de Pneumonia são tratados com medicação que o doente toma em casa, porém em situações mais reservadas e complicadas, o internamento pode ser uma opção. Sendo a grande parte das Pneumonias provocada por uma bactéria, o tratamento nestas situações passa pela toma de antibiótico.

    VACINA

    ANTI-

    -PNEUMOCÓCICA

    ("contra

    a Pneumonia")

    A prevenção da Pneumonia passa por um reforço e melhoria de resposta do sistema imunitário, ou seja, a vacinação. Tomar a vacina da Gripe não invalida a toma da vacina anti-pneumocócica, ou vice-versa. Prevenir a gripe pode ser a prevenção da Pneumonia. A vacinação tem por isso um papel central na prevenção.

    A vacina previne as formas mais graves de Pneumonia, tendo indicações semelhantes à vacina da gripe como, pessoas a partir dos 65 anos, residentes em lares, doentes com doenças crónicas e/ou pulmonares, doentes oncológicos em tratamento, entre outras. Em Portugal estão disponíveis duas vacinas para o efeito: Prevenar® e Pneumo23®. Sendo que está aconselhada a toma das duas vacinas, separadas no tempo, pois são diferentes em termos de potência, mas complementam-se.

    A vacina da gripe e a vacina anti-pneumocócica pode ser realizada em simultâneo, desde que administrada em locais diferentes.

    PREVENÇÃO

    A prevenção das infeções respiratórias passa, não só pelas já faladas vacina da gripe e vacina anti-pneumocócica, mas também por medidas que reforçam as defesas de cada um. Estas medidas passam pelo abandono do consumos aditivos como o álcool e o tabaco, controlo de doenças crónicas como a diabetes, doenças pulmonares, renais, cardíacas ou outras, manutenção de uma boa alimentação e hidratação adequada. Proteja-se neste Inverno.

    Por: Daniela Medeiros Coelho*

    Médica Interna de Medicina Geral e Familiar Pós-graduada em Geriatria Clínica

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].