Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-10-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Morreu Mariana Viegas – a “Tia Nita”

    foto
    «Esta grande senhora chamava-se Mariana Simões Lopes Pereira Viegas. Era mãe do actor Mário Viegas. E, entre 1943 e 1947, foi diretora da quase totalidade dos 180 pequenos números de A Formiga (que incluiu colaboração de E. T. Coelho, Jayme Cortez, Jesús Blasco, Arturo Moreno, Ángel Puigmiquel, entre outros), o suplemento “para meninas” da célebre revista infanto-juvenil “O Mosquito”, onde utilizava o pseudónimo “Tia Nita”, com a consonância familiar que era muitas vezes costume usar naquela época. Era a mais nova irmã de Cardoso Lopes Júnior, o Tiotónio do mesmo “O Mosquito” e muitas outras revistas de histórias aos quadradinhos, que em 1950 emigrou para o Brasil e, por assim dizer, por lá desapareceu.

    Depois daqueles “pecados de juventude” casou-se com Francisco Pereira Viegas, farmacêutico e figura destacada da sociedade de Santarém, onde o casal tomou residência e onde foi professora. Manteve sempre o interesse pela literatura infanto-juvenil e, em particular, pela banda desenhada. Foi ela, por exemplo, quem consegui trazer ao conhecimento pessoal do meio bedéfilo a figura da Amélia Paes da Vida, a primeira mulher a ter realizado bandas desenhadas em Portugal, a partir de 1924 na revista “ABC-zinho”.

    Ao longo dos anos em que pude trocar impressões com ela, já cega e com idade avançada, mas sempre com grande lucidez, sempre me dizia e repetia que «não gostava de morrer sem saber o que tinha acontecido ao irmão desaparecido no Brasil». Foi em grande parte por isso que realizei a pesquisa que foi, finalmente, bem sucedida, sabendo-se hoje a história completa — que contei no livro Tiotónio: uma vida aos quadradinhos (Lisboa: Bonecos Rebeldes, 2008).

    Esta grande senhora chamava-se Mariana Simões Lopes Pereira Viegas, mas nós preferíamos antes tratá-la simplesmente por “Tia Nita”. Faleceu no dia 6 de Outubro de 2013, em Santarém. Tinha 95 anos».

    Por: Leonardo de Sá (*)

    (*) Texto escrito para o blogue Kuentro

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].