Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2013

    SECÇÃO: Local


    O Programa CLDS+ no concelho

    foto
    O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social lança esta segunda vaga do programa CLDS+, agora mais focalizado nos problemas sociais com que a sociedade portuguesa se depara.

    Desta feita, o foco de ação do CLDS+ (Projeto InterV@L+) em Valongo, centra a sua atenção na promoção da inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade e para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.

    Assim, o CLDS+ vem reforçar as iniciativas para empregabilidade, através de novos apoios no Emprego, Formação, Qualificação e Empreendedorismo pela revitalização do gabinete de atendimento na área da empregabilidade, que funcionará em estreita parceria com Instituto de Emprego e Formação Profissional, o que representa uma inovação em relação ao anterior CLDS.

    O CLDS+ pretende, ainda, intervir com ações que promovam o combate à pobreza, uma vez que esta representa uma privação do direito básico de cada indivíduo participar plenamente na vida social, económica, cultural e política da comunidade em que se insere. Neste sentido, reabrirá à comunidade o Centro de Recurso com consulta psicológica e ações formação, dirigidas às famílias mais carenciadas e sinalizadas pelos parceiros sociais.

    O concelho de Valongo, classificado como território especialmente afetado pelo desemprego, iniciou este projeto, denominado “Projeto InterV@L+”, no dia 1 de julho, com vigência até 6 de junho de 2015.

    As ações a desenvolver pelo CLDS+ integram os seguintes eixos de intervenção:

    Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;

    Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

    Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições.

    O plano de ação do CLDS+ foi constituído com base nos instrumentos de planeamento do Conselho Local de Ação Social (CLAS), nomeadamente no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Local. Deste modo, as ações serão desenvolvidas em parceria e de forma integrada com a Rede Social concelhia.

    Maria Trindade Vale, presidente da ADICE, considera o CLDS+ uma verdadeira mais-valia para o concelho, uma vez que é um projeto que visa resolver as grandes dificuldades e carências, dando especial destaque ao desemprego, e atuando de forma integrada em todo o concelho de Valongo.

    Fundamenta a sua opinião pela evidência local de baixos níveis de qualificação escolar e profissional, pela constatação de fraca qualidade das aprendizagens efetivas dos/as alunos/as e pela desadequação entre a oferta formativa e as necessidades do mercado de trabalho. Afirma, também que este concelho revela existência de desadequação entre a procura e oferta formativa, ausência de competências pessoais para a empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida, baixas expetativas de alunos/as e/ou famílias face à escola, precariedade económica (7 941 beneficiários/as do Rendimento Social de Inserção em 2011) e falta de respostas ao nível do acompanhamento de famílias desestruturadas (terapia, mediação familiar, falta de programas de educação parental).

    Assente neste pressuposto, a ação do CLDS+ pretende ser transversal, e colmatar lacunas existentes em vários contextos de atuação dos residentes no concelho de Valongo, potenciando sinergias em prol deste objetivo comum. Para tal consideramos crucial a força conjunta e o trabalho em rede como forte contributo para a mudança.

    A Câmara Municipal de Valongo e a ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde assinaram no passado dia 7 de junho, o protocolo de compromisso no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS+), após o convite efetuado pelo Instituto da Segurança Social ao Município de Valongo.

    Assim, A ADICE assume, pela segunda vez, a coordenação do Contrato Local de Desenvolvimento Social no concelho de Valongo, agora designado por CLDS+ “Projeto InterV@L+ Plano de Intervenção em Valongo”.

    Este Projeto funciona nas instalações das Entidades Executoras Locais de Parceria: ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde e CSE - Centro Social de Ermesinde com os contactos:

    Telefone – 224219570 (ADICE) e 229747194 (CSE).

    Email - [email protected].

    Por: Fátima Aparício (*)

    (*) Coordenadora do Projeto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].