Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-04-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Sérvio Miro Stefanovic é o vencedor do PortoCartoon 2013

    foto
    O Grande Prémio do PortoCartoon 2013, subordinado ao tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foi atribuído ao cartunista sérvio Miro Stefanovic, com a sua obra “Shipwreck” (“Naufrágio”).

    O 2º Prémio foi para Angel Boligan, cartunista cubano radicado no México, com “Atrapados”, e o 3º para o holandês Willem Rasing, com “Libertea”.

    Foram ainda atribuídas menções honrosas a Lucv Descheemaeker (Bélgica), com "Dilemma",

    Luc Vernimmen (Bélgica), obra s/título, Mahmoudi Houmayoun (Inglaterra), com "Liberty",

    Alex Bartfeld (Israel), com "Libre", Pawel Stanczyk (Polónia), com "Liberty Equality Fraternity",

    Julian Penapai (Roménia), com "Opening Ceremony", Mihai Ignat (Roménia), obra s/ título e

    Vladimir Kazanevsk (Ucrânia), obra s/título.

    A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira (que este ano fará 105 anos) e ao prémio nobel José Saramago. Os vencedores foram respetivamente Mauricio Parra, da Colômbia, e a Ivan Prado, autor espanhol residente na Alemanha. A António Santos e Catarina Morais, ambos portugueses foi atribuído respetivamente o 2º e 3º Prémio Manoel de Oliveira.

    A Abraham Averbuch, de Israel, e a Victor Emmanuel Becerra, do México, foram por sua vez, atribuídos respetivamente o 2º e 3º Prémio Saramago.

    A oportunidade do tema central do PortoCartoon 2013 e a elevada qualidade de grande parte dos participantes foi sublinhada pelos membros do Júri, em conferência de imprensa.

    Em apreciação estiveram cerca 1 700 obras, de mais de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. O Irão é o país com mais participação: 121 trabalhos, de 41 cartunistas. Seguem-se a Roménia, a Sérvia, a Turquia, Portugal e Bélgica.

    Com esta 15ª edição, o PortoCartoon reforça o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto com o 'capital do cartoon', atribuída em 2008.

    O Júri internacional do XV PortoCartoon foi presidido por Peter Nieuwendijk, presidente-geral da Feco (Holanda) e integrou Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha), Francisco Laranjo, diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, diretor do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

    Os vencedores do X PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, a 23 de junho, aquando das Festas do S. João.

    Várias centenas de milhares de visitantes já viram as catorze edições do PortoCartoon realizadas nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, e nas diferentes cidades por onde passaram as exposições: Argentina, Bolívia, Brasil, França, Espanha e México.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].