Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2011

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    A crise chegou à feira

    Mais uma feira do livro na cidade de Ermesinde, organizada pela Biblioteca Municipal de Valongo, em que “A Voz de Ermesinde” tem a honra de participar.

    A presença do jornal na feira do livro é já uma rotina, e como de costume, antecipamos este número de modo a sair durante a sua realização.

    Tal como as demais atividades deste país a crise chegou à feira.

    Ela reflete-se não só nas vendas mas também no número de pessoas que a ela se deslocam, em outros anos a feira enchia-se de gente, se calhar apenas para dar uma volta no fim do jantar, mas vinham à feira, olhavam os livros, este ano isso não acontece.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Não me parece que seja apenas uma questão de temperatura, as noites não têm sido muito quentes mas mesmo assim é diferente dos anos anteriores, lembro-me de já ter chovido e a feira acabava por recuperar rapidamente.

    Hoje as pessoas ficam em casa, acomodam-se, têm medo de enfrentar uma realidade que cada vez se generaliza a um maior número de pessoas.

    Quanto aos livros, nunca se produziram e consumiram tantos como nos últimos anos, a sociedade de consumo também aí meteu o seu pezinho, livros, muitos livros com muitas gravuras bem coloridas, textos mastigados, requentados e reduzidos, acima de tudo que não obriguem a pensar.

    Mas este ano, nem esses!...

    “A Voz de Ermesinde” também está presente na feira com jornais e livros, livros normalmente de editoras consideradas por alguns “marginais” ou então temáticas, em função das atividades dos nossos projectos.

    Este ano estão presentes connosco as editoras Antígona, & etc e Letra Livre.

    Da primeira lembro a sua fundação em 1979 e o livro com que se estreou: “Declaração de Guerra às Forças Armadas”, e tem mantido este cariz acutilante ao longo tempo.

    Da & etc saliento, para além dos textos alternativos por ela publicados, a qualidade gráfica dos seus colaboradores, como Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Julião Sarmento, entre outros.

    E ainda a Letra Livre, também ela interventiva e atenta ao mundo que nos rodeia, citada pela CNCCR, Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, pelo seu livro “Como Triumphou a República”, de Hermano Neves.

    E porque centramos a nossa intervenção na área das lendas, com incidência em “A Lenda da Serra da Estrela”, de Maria José Meireles, ilustrada por José Emídio e editada pela Húmus, trouxemos também alguns livros desta editora, entre eles “Viva a República”, também ele recomendado pela CNCCR.

    Maria Emília Traça esteve mais uma vez presente na feira a convite do jornal “A Voz de Ermesinde”, onde apresentou um trabalho de grande qualidade na área da investigação sobre lendas, com especial referência à lenda da Serra da Estrela. Acompanhou-a nesta apresentação Luísa Gonçalves, que falou sobre a ilustração de livros de José Emídio.

    Ainda de José Emídio está presente no 2º andar do Fórum Cultural de Ermesinde uma pequena exposição de algumas ilustrações.

    Continuamos na feira com livros e jornais, entre eles coleções de jornais antigos, a exposição continua aberta e vale a pena subir ao 2º andar do Fórum, como dizia alguém, é pena saber a pouco...

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].