Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2010

    SECÇÃO: Gestão


    foto

    Quinta do Sol: uma casa de campo

    Vindo pela pitoresca Estrada Nacional N.º 15 – Porto/Amarante – podemos observar ao longo do percurso uma paisagem tipicamente nortenha com o seu relevo característico de montanhas, descobrindo no horizonte a Serra do Marão. Durante a viagem atravessamos várias povoações, e podem ver-se muitos outros aglomerados nos vales e nos sopés daqueles montes, num cenário rústico e de predominância rural. Chegados à Serrinha, temos dum lado todo o concelho de Felgueiras, e do outro, dispersas populações do concelho de Amarante, numa vista panorâmica deslumbrante.

    É este o cenário que acolhe a típica aldeia de Santiago de Figueiró. É aqui que se encontra a Quinta do Sol (a 1 km da Estrada Nacional), espaço recuperado de antigas propriedades de família onde se preserva a actividade rural de outros tempos num verdadeiro regresso às origens!...

    A casa reconstruída impõe-se no meio da quinta, rodeada de vinhas onde ainda se produz o vinho verde das castas do tradicional azal e loureiro, contando para tal com a adega totalmente equipada. Temos também o pomar de frutas variadas, a horta das novidades (legumes da época) e o bosque. Lá no fundo estão os animais: a égua (Flor), a cabra (Francelina), as galinhas e os coelhos, que completam o ambiente rural.

    A quinta dispõe de múltiplas soluções para a realização de eventos e actividades similares, albergando aproximadamente 60 pessoas. Conta com estacionamento privativo com lotação para cerca de 25 viaturas.

    A água é também um elemento presente. Nasce na mina existente na propriedade e é conduzida para um fontanário de onde brota permanentemente água fresca. Daqui segue para a charca, espaço agradável para os peixes e patos. Há também uma pequena piscina recuperada de antigo tanque da casa que permite, sobretudo às crianças, momentos de brincadeira e alegria.

    A casa, composta de cave, rés-do-chão e águas-furtadas, ocupa um espaço generoso. Na cave conta com a adega, salão de jogos com lareira e salão exterior; no rés-do--chão temos o salão de jantar com lareira, a cozinha/snack-bar e uma ampla varanda com uma vista excelente, duas suites, escritório e WC de serviço. Finalmente nas águas-furtadas temos uma suite e um T1+1 com varanda e kitchnet. Todo este espaço está devidamente climatizado de forma a proporcionar conforto quer no Verão ou no Inverno. No exterior existe uma cozinha tradicional com forno a lenha onde se coze habitualmente o pão.

    Amarante, que se encontra a 5 minutos da Quinta do Sol, é considerado um verdadeiro ponto de partida para a descoberta de locais como as terras de Basto, do Minho e de Trás-os-Montes, com as quais faz fronteira.

    Terra onde o religioso tem o seu expoente máximo no monumental Convento de S. Gonçalo, é também local onde o rio (o Tâmega) e a serra se fundem. As serras do Marão e do Alvão (reserva natural) e da Aboboreira, enquadram a região e cercam-na de panorâmicas grandiosas. É neste raio geográfico que podemos, a partir da Quinta do Sol, aproveitar um vasto leque de interesses turísticos.

    O Turismo Religioso tem forte presença na região, a ver pela quantidade de igrejas e conventos ou locais de peregrinação, como o Monte de Santa Quitéria (em Felgueiras); o Turismo de Natureza tem também um forte atractivo, começando desde logo pela neve no Alto de Espinho do Marão ou pelas Fisgas no Rio Tâmega em Mondim de Basto, com uma oferta de actividades e percursos pedestres; o Turismo Cultural, através da riqueza do património histórico, encerra verdadeiros testemunhos de grandes acontecimentos, mesmo num passado mais longínquo, como documentam as explorações arqueológicas dispersas na região; finalmente o Desporto também ocupa um lugar na diversidade da oferta, com alternativas, como o golfe, a pesca desportiva, a canoagem e outras.

    Tudo isto acontece num ambiente afastado do rebuliço das cidades, numa região com carácter e identidade próprios, fiel às suas raízes, onde as tradições e a própria gastronomia se impõem e resistem às investidas da globalização. Tudo isto acontece a uma curta distância da grande urbe do norte de Portugal, a cidade do Porto, que, por via rodoviária, fica a cerca de 40 minutos da Quinta do Sol.

    Por: José Quintanilha

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].