Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2010

    SECÇÃO: Saúde


    Pilates, descubra o método

    O método de Pilates, que já foi considerado por especialistas a «ginástica mais eficiente de todos os tempos», é praticado há mais de 80 anos, tendo sido divulgado por todo o mundo nas últimas décadas. O método tradicional foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), um jovem com asma, raquitismo e febre reumática que, não se conformando com a fragilidade do seu estado de saúde, se dedicou a tornar-se um homem física e mentalmente forte e saudável.

    Desenvolveu cerca de 34 exercícios básicos que compunham o método inicial. Ao longo dos anos o método de Pilates foi sofrendo várias alterações, tendo já sido transportado para o âmbito clínico, onde já deu provas de ser extremamente valioso principalmente no tratamento de disfunções na coluna vertebral.

    Sabia que após ter a primeira dor lombar a probabilidade de voltar a sentir novamente essa dor é de 80%? Com a prática de exercícios de Pilates específicos, essa probabilidade pode ser reduzida em 35%!

    Os princípios básicos da prática de Pilates clínico, os chamados pontos-chave, são o alinhamento, a respiração e a activação do centro. O nosso alinhamento corporal está frequentemente alterado devido a maus hábitos posturais, movimentos repetitivos que realizamos ao longo do dia e é muito importante na prática de Pilates que se ganhe a consciência de como os seus movimentos afectam todo o seu corpo de forma a obter melhorias na sua performance geral. Os componentes da respiração são fundamentais no ensino do método de Pilates pois contribuem para uma maior estabilidade da coluna através da produção de pressão intra-abdominal, promovem o relaxamento da zona superior do corpo e uma adequada troca gasosa durante o exercício. Por fim, a activação do centro é a co-contracção do chamado “cilindro de estabilidade” composto por um grupo de músculos abdominais, pélvicos, respiratórios e da coluna. Qualquer exercício de Pilates pressupõe a activação desses músculos, o que nos permite melhorar as suas funções.

    Os exercícios promovem um aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, e resistência. Quem pratica tem também outros benefícios como o aumento da energia nas actividades de vida diária e profissionais, redução do stress e da fadiga, alongamento muscular e aumento da estabilidade do centro corporal, promovendo um melhor suporte para a coluna vertebral. Já se mostrou eficaz inclusivamente no tratamento e prevenção de depressões.

    Os exercícios não são padronizados e todos eles têm inspiração base em artes marciais, yoga, zen budismo, exercícios gregos e romanos.

    Este método pode ser praticado por todos, a partir dos 12 anos e sem limite de idade, já que os exercícios são adaptados de forma a respeitar a individualidade, os objectivos e os limites de cada um. Por isso, se quer tratar algum problema ou simplesmente quer manter o bem-estar, a força física e um corpo saudável, experimente!

    «Hábitos incorrectos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas», Joseph H. Pilates.

    Por: Diana Silva / Joana Viterbo (*)

    (*) Fisioterapeutas

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].