Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2006

    SECÇÃO: Educação


    A PÁGINA DOS JOVENS

    Crónica de uma morte anunciada

    Santiago Nasar é assassinado brutalmente pelos gémeos Pedro e Paulo Vicario, irmãos de Ângela Vicario, noiva devolvida ao marido, cinco horas depois do casamento. Bayardo San Román, o noivo, devolveu a esposa à família, depois de comprovar que ela não era virgem. Os gémeos Vicario, ofendidos e envergonhados, resolvem matar o homem que levou a desonra àquela família. O único suspeito, é o acusado, pela própria Ângela. Santiago, no entanto, é o último a saber que o querem matar. Este é o ponto de partida do romance de 1981 de Gabriel Garcia Marquez.

    A partir da sua morte, são desvendadas as perspectivas e as histórias de algumas pessoas que de uma forma ou de outra, estiveram ligadas à sua morte. Pois a morte de Santiago, foi anunciada por toda a vila de Riohacha, apenas ele, permaneceu na ignorância até ao momento em que foi esfaqueado à porta de casa.

    Gabriel Garcia Marquez, pega em algo à partida simples de escrever e faz um livro magnífico. A forma como ele retrocede e avança no tempo, fazendo do narrador participante o cronista da tal morte anunciada. Desde o talhante à empregada do café. Do padre ao delegado da polícia, todos sabiam muito antes de morrer, que Santiago tinha Pedro e Pablo à sua espera, com as facas afiadas dos porcos. No entanto, por medo, por receio, por cobardia, por comodismo, ou mero sadismo, ninguém avisou Santiago, preferindo antes observá-lo, inocente, ingénuo, caminhando impávido e sereno para a sua morte.

    Todas as linhas ocupadas pela descrição dos instantes antes do assassínio e pelo acto em si, encerram o génio de Marquez, a forma como ele joga com o tempo, as personagens e os lugares da acção, é simplesmente fascinante. Um livro fácil de ler, interessante, que retrata uma época social, que é ainda realidade em lugares deste planeta, adornada pelo fantástico, sempre presente nos livros do colombiano.

    Por: Daniela Ramalho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].