Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 20-07-2022
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Literatura


    foto
    LER É O MELHOR REMÉDIO (2)

    “O amor nos tempos de cólera”, de Gabriel Garcia Márquez

    Em Cartagena das Índias, cidade do litoral caribenho, tem lugar a ação do romance “O amor nos tempos de cólera”, um dos títulos cimeiros da obra de Gabriel García-Márquez. O escritor colombiano, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982, coloca neste romance toda a sua criatividade e talento narrativo para produzir uma história cativante da primeira à última página. De facto, é um daqueles livros que não tem nada de enfadonho, tal é a riqueza do enredo, das personagens e a cadência com que se desenrolam os acontecimentos.

    Chamo a atenção para a ilustração da capa, com o pormenor da bandeira amarela no navio.
    Chamo a atenção para a ilustração da capa, com o pormenor da bandeira amarela no navio.
    O livro conta uma história de amor singular, que teve de esperar cinquenta e três anos, sete meses e alguns dias para finalmente se consumar. Esta começa com a morte do marido de Fermina Daza, o doutor Juvenal Urbino. Assim começa também a narrativa, que depois faz uma retrospetiva das vidas de Fermina Daza e de Florentino Ariza, as duas personagens principais do livro, desde as primeiras cartas de amor que trocaram enquanto jovens até às inúmeras amantes que Florentino Ariza teve no hiato de mais de meio século correspondente ao período do matrimónio entre Fermina Daza e Juvenal Urbino.

    Com efeito, na juventude Fermina Daza recusou o compromisso amoroso que Florentino Ariza lhe propôs, e que naquela época era simbolizado pela camélia. Florentino Ariza entrou então numa crise existencial e direcionou o seu amor incorrespondido para a escrita de cartas de amor gratuitas para namorados analfabetos. Nesta altura arranjou emprego como telegrafista. Entretanto, Fermina Daza e Juvenal Urbino realizaram uma viagem de lua de mel de dezasseis meses pela Europa e ela voltou grávida. Ao vê-la, preparada para ser mãe e tão segura de si no seio da alta sociedade, Florentino Ariza decidiu trabalhar e ganhar fama para ser digno de a merecer. Assim, deu os primeiros passos na Companhia Fluvial das Caraíbas, detida pelo tio Leão XII. As aventuras e desventuras amorosas de Florentino Ariza são extensamente retratadas, e ele entregou-se a elas sem remorsos, embora nunca abdicando do seu objetivo final: o amor de Fermina Daza. Comportou-se como um esposo infiel mas tenaz, que lutava sem tréguas para se libertar da sua servidão, mas sem causar-lhe o desgosto de uma traição.

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Pode-se encontrar este livro na biblioteca da Vila Beatriz, em Ermesinde. Para críticas e sugestões: tavaresedu077@gmail.com.

    Por: Eduardo Tavares

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.