Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2019

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    IV Semana Académica dá início ao novo ano letivo

    Decorreu na segunda semana deste mês de outubro, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Fórum Cultural desta cidade, a IV Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) que marca o início de mais um ano letivo, o décimo-primeiro da USE, tendo em consideração que está a funcionar, ininterruptamente, desde o ano letivo 2009-2010 (embora só tenha arrancado em março de 2010).

    O PRIMEIRO DIA FECHOU COM O GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS DA USE
    O PRIMEIRO DIA FECHOU COM O GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS DA USE
    O PRIMEIRO DIA

    Tal como estava agendado, o arranque do evento começou no dia 8 de outubro, pouco depois das 15 horas, com a intervenção do vice-presidente da Direção, Manuel Dias, já que o presidente, Carlos Faria, se encontra a recuperar de um acidente doméstico que o debilitou bastante. Por isso, Manuel Dias lembrou o seu nome e pediu à plateia uma salva de palmas para ele, com os votos de rápida recuperação. Para além dos membros dos Corpos Sociais da associação, de muitos alunos e professores, de um conjunto de utentes do Lar de Sto. António e de vários convidados estiveram presentes também o vereador da Educação e Juventude da Câmara de Valongo, Orlando Rodrigues, e o tesoureiro do executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira.

    A TUNA DA PROSÉNIOR DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PAÇOS DE FERREIRA CONTAGIOU TODOS OS PRESENTES COM A SUA PERFORMANCE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    A TUNA DA PROSÉNIOR DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PAÇOS DE FERREIRA CONTAGIOU TODOS OS PRESENTES COM A SUA PERFORMANCE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    Manuel Dias fez uma breve referência ao historial da Ágorarte e da USE, falando da componente artística da atividade tanto da Ágorarte como da USE – uma das suas valências mais importantes. De facto, a música, a pintura, as rendas e os bordados, o teatro, a dança, o canto, a ginástica e a poesia são algumas das artes que esta associação cultural faz questão de desenvolver. Mas os alunos da USE – que ultrapassam largamente a centena e meia – também estudam Português, História, Línguas, Informática, Cidadania, Saúde, praticam yoga e hidroginástica, entre outras disciplinas e atividades que os ocupam todos os dias úteis, desde as 9 horas até às 18 horas.

    O vice-presidente teve palavras de elogio para as duas dezenas e meia de docentes que, em regime de voluntariado, vêm dedicando parte do seu tempo à Universidade, que sem eles não poderia funcionar nem oferecer uma diversidade tão grande de conhecimentos aos alunos que, apesar da idade, evidenciam uma grande capacidade para aprender.

    UM DOS PARES DAS "DANÇAS DE SALÃO" DA USE QUE SUBIU AO PALCO - FOTO ALBERTO BLANQUET
    UM DOS PARES DAS "DANÇAS DE SALÃO" DA USE QUE SUBIU AO PALCO - FOTO ALBERTO BLANQUET
    Terminou a sua intervenção apontando algumas virtualidades deste tipo de universidades que promovem a atividade intelectual até mais tarde e quiçá aumentam a própria longevidade e, fez uma rápida alusão ao programa desta semana académica, que para além da “prata da casa” contou com dois convidados: o grupo de teatro da Universidade Sénior de Gondomar e a “Tuna da ProSénior” da Universidade Sénior de Paços de Ferreira.

    O vereador Orlando Rodrigues em seu nome e no do presidente da Câmara desejou também as melhoras a Carlos Faria e um bom ano letivo à USE, afirmando que a Câmara de Valongo, como sempre, continuará a apoiar a Ágorarte e a Universidade Sénior de Ermesinde.

    A ATUAÇÃO DO GRUPO "CANTE NORTE" DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    A ATUAÇÃO DO GRUPO "CANTE NORTE" DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    Durante quase uma hora, o grupo “Os Teatreiros”, da Universidade Sénior de Gondomar estiveram em palco, interpretando a peça “O Aniversário do Banco” que, em jeito de brincadeira, chamou a atenção para coisas muito sérias na gestão bancária, que infelizmente ocorrem na vida real, e têm as suas repercussões nos cofres do Estado que são alimentados pelos impostos que os cidadãos têm, regularmente, de suportar. Os 8 atores em palco, que agradaram ao público ermesindense, foram encenados pela professora Assunção Coelho, que também foi atriz, devido à ausência não prevista de um elemento.

    Tal como estava previsto, o programa prosseguiu com a palestra “O Impacto Ambiental do Nosso Modo de Vida”, proferida por Ilda Pinheiro, professora de Sociedade e Cidadania na USE, que chamou a atenção para os problemas ambientais que o Mundo vive e para as práticas que todos nós podemos e devemos implementar no nosso dia-a-dia tendo em vista minorar os malefícios que o Homem vem fazendo ao planeta Terra, que é o nosso habitat natural e de outros milhares de milhões de seres vivos (plantas e animais) com quem o partilhamos.

    MOMENTO DA ATUAÇÃO DAS "ADUFEIRAS" DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    MOMENTO DA ATUAÇÃO DAS "ADUFEIRAS" DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    O programa do primeiro dia acabou por atrasar relativamente ao inicialmente previsto mas terminou com chave de ouro com a atuação do grupo de Danças Tradicionais da USE, coordenado pela dupla de docentes, António Peixoto e Maria Adélia, que interpretou as seguintes danças do seu reportório: “Mansidão”, “Cadeaço” (estreia), “Vamos passear Avante”, “Ciranda”, “Tamanquinha”, “Aperta amor aperta”, “Valentim”, “Chula das palmas” e “Deixa-te estar”.

    O SEGUNDA DIA

    O MOMENTO DA RECEÇÃO AOS CALOIROS DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    O MOMENTO DA RECEÇÃO AOS CALOIROS DA USE - FOTO ALBERTO BLANQUET
    O segundo dia da IV Semana Académica da USE começou com a atuação do Grupo da Ágorarte “Jograis do Leça” que, coordenados por Manuel Friães, apresentaram o espetáculo “Azul e Lágrimas”, em jeito de homenagem à heróica e sofrida gesta dos Descobrimentos Portugueses, de há meio milénio. Os espetadores apreciaram muito a representação deste grupo da Ágorarte que, com mestria, interpretou bem os sentidos versos de Luís de Camões e de Fernando Pessoa.

    Seguiu-se o grupo convidado “Tuna da ProSénior” da Universidade Sénior de Paços de Ferreira que também mereceu entusiásticos aplausos do público que mais uma vez compareceu em grande número neste segundo dia da Semana Aberta da USE, fazendo crer que a direção fez bem em optar por este espaço maior para a realização da sua festa de arranque do novo ano letivo.

    Finalmente, para encerrar da melhor maneira o dia, assistimos ao espetáculo de Poesia intitulado “Plenitude”, protagonizado por um grupo de alunos da USE, coordenados por Benvinda Fernandes, que associaram a coreografia à declamação e encerraram com um abraço que do palco se estendeu à plateia, trazendo alegria e bem-estar a todos na despedida para voltarmos ao evento no dia seguinte.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].