Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2019

    SECÇÃO: Desporto


    BTT

    Qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio passou por Valongo

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    A quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) realizou-se em Valongo (junto à Biblioteca Municipal) no passado dia 16 de junho. Foi uma etapa importante na luta pela qualificação do BTT nacional para os Jogos Olímpicos de Tóquio, uma vez que se tratou de uma corrida de classe 1 UCI. Os melhores especialistas portugueses em XCO estiveram presentes em Valongo, onde procuraram os primeiros lugares e o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação para Tóquio. O XCO Internacional de Valongo teve mais de 300 participantes, oriundos de cinco países: Portugal, Bélgica, Espanha, Estónia e França.

    O programa da competição arrancou manhã cedo, logo às 9H00, com a corrida de cadetes. Às 10H15 competiram os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas correram às 12H30. O programa fechou com a prova-rainha, de elite masculina, às 14H30.

    O FILME DAS CORRIDAS

    foto
    David Rosa (Massi) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) foram os grandes vencedores desta quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). A corrida de classe 1 internacional, pontuável para o ranking de apuramento olímpico, foi encarada com grande espírito competitivo pelos corredores. Na prova de elite masculina, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) assumiu o protagonismo, comandando a corrida desde o início, primeiro na companhia de Gonçalo Amado (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e, já mais perto do final, a solo. David Rosa optou por uma estratégia diferente, partindo mais lento e fazendo uma prova em recuperação. À entrada para a sexta e última volta, Mário Costa seguia na frente, com David Rosa já a menos de um minuto, no segundo lugar. Só que os azares acontecem. Mário Costa caiu e furou um pneu. David Rosa, que já vinha em crescendo, manteve a pedalada forte e triunfou. Gonçalo Amado foi o segundo classificado, a 57 segundos. Mário Costa, apesar do percalço, ainda fechou o pódio, a 1m14s.

    Após a prova de Valongo, Mário Costa mantém-se no comando da Taça de Portugal na categoria de elite. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) segue como melhor sub-23.

    Depois de ter brilhado na Taça do Mundo, Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, confirmou o domínio na época nacional de elite. A corredora da Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão venceu com uma margem de 2m18s sobre a espanhola Lara Lois (Extol-la Gramola Team) e com 3m57s sobre a estoniana Maaris Meier (Maiatos), segunda e terceira, respetivamente. Este resultado faz de Raquel Queirós a número um incontestável nos rankings femininos de elite e de sub-23.

    Valongo foi ainda palco para Tiago Sousa e Ana Santos, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, reforçaram o comando em juniores, uma vez que ambos ganharam as provas realizadas durante a manhã. João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor cadete em Valongo, mas André Rocha (ACDRRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) resistiu na geral da Taça. Mariana Líbano (Maiatos) impôs-se entre as cadetes, com Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) a segurar a primazia na geral. Entre os veteranos, sobressaíram os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 50 António Sousa. Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista presente.

    A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a melhor equipa na jornada de Valongo, passando para o comando do ranking coletivo.

    A Taça de Portugal de XCO termina em Avis, no dia 15 de setembro. Antes, a 21 de julho, disputa-se o Campeonato Nacional, em Souto de Santa Maria, Guimarães.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].