Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2012

    SECÇÃO: Educação


    Feirinha da Solidariedade na EB 2/3 D. António Ferreira Gomes

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Realizou-se no passada quinta-feira, dia 6 de dezembro, na Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes, entre as 10h00 e as 17h00, a Feira da Solidariedade, integrada, pelo quinto ano consecutivo na Campanha de Solidariedade que naquele estabelecimento de ensino vem tendo lugar todos os anos, por alturas da quadra natalícia e também pascal.

    Esta é já a 10ª feirinha, mais uma vez entusiasticamente participada pelos alunos, pais, professores e funcionários.

    A Campanha de Solidariedade é um projeto que arrancou no ano letivo 2008//2009, sob a direção das professoras Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso, «e que foi fruto da constatação de haver muitos casos de alunos que vinham para a escola com fome. Este projeto passou, desde então, a integrar o Plano Anual de Atividades deste Agrupamento de Escolas».

    Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso explicam: «No início de cada ano letivo é feito um levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a nossa escola, continuando-se a verificar que grande parte dessas famílias têm enormes dificuldades na aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, não conseguindo proporcionar aos seus educandos a quantidade/diversidade de alimentos necessários a esses jovens que estão em plena fase de crescimento.

    A comunidade educativa tem-se revelado solidária e a sua adesão a este projeto tem sido muito positiva, havendo contudo que valorizar, sobretudo, a disponibilidade de vários alunos e encarregados de educação da nossa escola que têm sido incansáveis na organização e realização de várias atividades que nos têm permitido levar avante a nossa intervenção.

    Temos um grupo organizado de alunos, os GUNAS (Grupo Unido Na Ajuda Solidária) que estão sempre disponíveis para dar novas ideias e colaborar na execução deste nosso projeto que tanto “amparo” tem dado a algumas famílias.

    Nos anos letivos 2010//2011 e 2011/2012 fizemos parte do projeto “Escolas Solidárias”, promovido pela “Energia com Vida” da EDP Gás, tendo sido, nestes dois anos consecutivos, distinguidos com o título de “Escola Solidária”, o que nos deu ainda mais força para continuar».

    Entre esses alunos que participaram na Feira, um grupo de cerca de 35, está Catarina Polónia, membro dos GUNAS, radiante pela participação, atrás de uma das banquinhas, e a quem Maria Helena Ferreira convida a juntar-se à equipa de reportagem de “A Voz de Ermesinde” enquanto explica a atividade.

    Um outro jovem que se aproxima é, por outro lado, desencorajado pela mesma professora, que assim distingue o esforço e dedicação daqueles que ajudaram a alargar a corrente da solidariedade.

    Catarina, a rapariga tímida, de olhos azuis brilhantes de entusiasmo, volta depois para junto dos seus companheiros para um retrato de conjunto onde falta Rosa Mary Manso, assoberbada com outros aspetos da organização da atividade.

    Maria Helena Ferreira explica que a atividade do grupo não está em perigo, pois os alunos vão ficando vários anos e os que saem revezam-se pelos mais novos que entretanto vão chegando, além de que muitos antigos GUNAS continuam ligados a atividades da escola (os GUNAS Seniors).

    RESULTADOS

    foto
    Ao longo deste percurso das campanhas de solidariedade têm-se distribuído roupas e “cabazes” de alimentos pelo Natal e Páscoa ou final do ano letivo.

    No ano letivo 2008/2009 foi possível ajudar, na altura do Natal, 39 famílias, num total de 169 pessoas, e na altura da Páscoa 43 famílias, num total de 195 pessoas.

    No ano letivo 2009/2010, na altura do Natal, foram contempladas 53 famílias, num total de 230 pessoas e na altura da Páscoa o “cabaz” foi distribuído a 57 famílias, num total de 245 pessoas.

    No ano letivo 2010/2011 ajudaram-se no Natal 62 famílias (266 pessoas) e na Páscoa 58 famílias (244 pessoas).

    No ano letivo 2011/2012 entregaram-se 64 “cabazes de Natal” que alegraram esta época a 259 pessoas e no final do ano letivo foram contempladas 66 famílias, num total de 270 pessoas.

    Apoios

    Apoiaram este projeto várias entidades e empresas, como:

    - Câmara Municipal de Valongo;

    - Instituto de Línguas de Ermesinde;

    - Nestlé Portugal;

    - Hipermercado Continente;

    - Padaria Beta;

    - Confeitaria Despertar;

    - Horto Sol Poente;

    - Academia Atitude;

    - Papelaria Alberto Sousa;

    - Unicer.

    A Campanha de Solidariedade teve também o apoio incondicional de vários encarregados de educação, nomeadamente o de Luísa Barbosa, que acompanhou a Feira ao longo de todo o dia, e dos dos professores e assistentes operacionais da escola, bem como dos "GUNAS Seniors", antigos alunos da escola.

    Por: LC

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].