Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 15-09-2017
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-11-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    foto

    A memória do rato

    Portal e-Democracia no Brasil:

    Participação virtual, cidadania real

    A Câmara dos Deputados brasileira disponibilizou uma versão beta do Portal e-Democracia, uma ferramenta aberta para a participação da sociedade civil em debates sobre temas de importância nacional. Este foi desenvolvido sobre a plataforma colaborativa e livre Noosfero, desenvolvido pela cooperativa de tecnologias livres Colivre (http://colivre.coop.br). Qualquer pessoa pode aí cadastrar-se e participar nos debates.

    A proposta do e-Democracia é, desenvolvido pela Câmara dos Deputados brasileira consiste em, por meio da Internet, incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o país. Está dividido em dois grandes espaços de participação: as Comunidades Legislativas e o Espaço Livre. No primeiro, os cidadãos brasileiros podem participar em debates sobre temas específicos, normalmente relacionados com projetos de lei já existentes. Essas Comunidades oferecem diferentes instrumentos de participação e, ainda, orientações quanto ao andamento da matéria no Congresso Nacional. Já no Espaço Livre, os cidadãos podem definir o tema da discussão e ser o grande motivador dela. O debate será acompanhado pela equipe e-Democracia e pode vir a tornar-se uma Comunidade Legislativa.

    Fonte: http://edemocracia.camara.gov.br/o-que-e

    Lançado Mono 3.0

    A comunidade mundial do projeto Mono está a comemorar o lançamento do Mono 3.0. O Mono está mais ativo do que nunca, com a sua presença em tablets, smartphones e no seu uso intenso dentro da indústria de jogos, com o MonoGame. Entre as novidades destaque para C# 5.0, suporte ao .NET 4.5, MVC4, Razor, etc..

    Fonte: http://www.mono-project.com/Release_Notes_Mono_3.0

    NASA utiliza OpenSource

    para gerir dados vindos de Marte

    Em notícia recente divulgada pele site Opensource.com soube-se que a NASA disponibiliza o conteúdo disponibilizado pelo rover Curiosity que pousou em Marte em agosto passado.

    O grande desafio da NASA é deixar disponível a qualquer momento e a partir de qualquer lugar os dados da exploração do rover Curiosity. Trata-se de um volume de tráfego de centenas de gigabits/segundo gerado por centenas de milhares de visualizações concorrentes.

    A plataforma desenvolvida foi toda baseada em open source.

    Fonte: http://www.madeira.eng.br/blogs/view_post.php?content_id=602

    Lançado Git 1.8.0

    O mantenedor do Git, Junio C Hamano, anunciou o lançamento de uma nova versão do sistema de controlo de versão livre. O Git 1.8.0 inclui diversas novas funcionalidades, sintaxe de comandos refinadas e um grande número de correções desde a versão 1.7.12, que foi o último lançamento contendo novas funcionalidades em 19 de agosto.

    Git agora tem um novo suporte a funcionalidades de credenciais e autenticação que permitem acesso ao keychain em sistemas Windows e ao GNOME Keyring no Linux. A interface gráfica do Git também foi atualizada. Muitos comandos receberam novas opções. Ao lidar com e-mail, o git agora trata a linha de assunto da mensagem e o git send-email foi alterado para pedir confirmação quando a entrada do usuário não se parece com um endereço de e-mail. Detalhes sobre as mudanças, sobre os novos comandos e as diversas correções desta versão estão disponíveis nas notas lançamento.

    Git 1.8.0 está disponível para Windows, Mac OS X, Linux e Solaris na página do projeto. O código do sistema de controlo de versão está hospedado no GitHub, licenciado sobre a GPLv2.

    Fonte: http://marcelo.juntadados.org/texts/git-1-8-0

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.