Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 13-04-2012

    SECÇÃO: Destaque


    Feira da Saúde em Ermesinde

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Foi inaugurada na manhã do dia 12 de abril, na Junta de Freguesia de Ermesinde, a Feira da Saúde, uma iniciativa que a autarquia local pondera realizar anualmente, e que conta, neste ano de primeira edição, com a parceria de mais catorze entidades. À cerimónia de abertura estiveram presentes o vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, os vereadores Maria Trindade Vale e Pedro Panzina, o anfitrião, Luís Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde – que abriu a cerimónia –, e o presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Raul Santos, entre outras individualidades, como o comandante da Esquadra da PSP de Ermesinde, Luís Barros, a diretora da Agência para a Vida Local, Eunice Neves, o presidente da Casa do Povo, António Vasques, o coordenador da Universidade Sénior, Carlos José Faria, ou o vogal do Conselho de Administração do Hospital Privado de Alfena, Ricardo Rodrigues.

    Luís Ramalho começou por explicar a oportunidade da data, que se afastou da realização no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, pelo facto de esta data ter, este ano, coincidido com o período pascal.

    Segundo o presidente da autarquia ermesindense pretendeu-se dar à iniciativa uma dimensão transversal, dirigida a públicos muito diversos, dos 8 aos 80.

    João Paulo Baltazar, por sua vez, felicitou a iniciativa da Junta de Freguesia de Ermesinde, apontando que a defesa da saúde passa também por comportamentos e hábitos saudáveis, sendo que, às vezes, «de uma maneira barata conseguimos conservar a nossa saúde».

    Após a breve cerimónia de abertura, os convidados realizaram uma volta à feira, detendo-se na sala em que a CESPU realizava um rastreio de Podologia Infantil, com uma turma de meninos da escola EB JI da Costa, e naquela em que o Hospital Privado de Alfena levava a cabo rastreios gratuitos visuais e serviços de enfermagem, e onde se realizava também o registo de dadores de medula óssea pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN).

    foto
    Ao mesmo tempo, no salão nobre, a enfermeira Isabel Ferreira, da ACES Valongo, dava início à conferência sobre Prevenção de Acidentes Domésticos.

    Ricardo Rodrigues, do Hospital Privado de Alfena, teve ocasião de revelar, para a reportagem de “A Voz de Ermesinde”, que o arranque desta unidade hospitalar tinha superado as melhores expetativas, nomeadamente a nível das urgências, o que confirmava um défice de ofertas na área de intervenção do hospital.

    A Feira da Saúde prosseguiu, ainda na quinta-feira, dia 12 de abril, mas já da parte da tarde, com rastreios pneumológicos, uma conferência sobre Planeamento Familiar (UCC Ermesinde), um workshop de Música e Movimento, outro de Ação de Sensibilização à Higiene Oral, e um terceiro dedicado à Higienização Corporal.

    Hoje, sexta-feira, as atividades prosseguiram com a continuação da recolha de doadores de medula óssea e dos rastreios pneumológicos, e agora rastreios auditivos (Acústica Médica e Hospital Privado de Alfena), um workshop sobre Alimentação Saudável e Económica (Continente), várias conferências (CESPU) sobre Pediatria Infantil, Aceitando as Diferenças e Para Além dos 65, e ainda uma iniciativa do instituto Português da Juventude, “UMS Cuida-te”.

    Amanhã, sábado, dia 14 de abril, será a vez dos rastreios de medicina dentária, continuação dos rastreios auditivos, mas também de uma aula de Ritmos e Yoga pela Sentido Extra e o CPN, e finalmente de uma demonstração de Hip Hop por crianças da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].