Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2011

    SECÇÃO: Destaque


    Alberto Martins impressionado com a grandeza do Centro Social de Ermesinde

    Por estes dias envolvido na campanha eleitoral que o Partido Socialista leva a cabo por todo o país, o ministro da Justiça – e n.º 2 da lista socialista pelo Círculo Eleitoral do Porto – Alberto Martins esteve no passado dia 27 de maio de visita à nossa cidade, mais concretamente ao Centro Social de Ermesinde (CSE). Percorrendo de lés a lés o universo desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o governante mostrar-se-ia visivelmente impressionado com a grandeza e qualidade ostentadas por esta, classificando-a como um modelo a seguir por outras instituições. Três dias antes da visita de Alberto Martins ao CSE João Paulo Correia, o 16º candidato da lista do PS pelo Círculo Eleitoral do Porto, efetuou uma visita às escolas secundárias de Valongo e de Ermesinde no sentido de conhecer de perto a realidade destes dois estabelecimentos de ensino, sendo que neste último procurou ainda inteirar-se do impacto que está a ter o projeto de remodelação da infraestrutura.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Recebido pelo presidente do CSE, Henrique Queirós Rodrigues, o qual se fazia acompanhar pelos membros da Direção Alcina Meireles e Tavares Queijo – dois elementos que se encontram ligados à estrutura do PS a nível local – Alberto Martins iniciou a visita à IPSS pelo pólo da formação, cabendo à responsável pelo Centro de Formação, Albertina Alves, elucidar o governante acerca dos pormenores mais técnicos relativos à valência. Aqui Alberto Martins mostrou-se particularmente interessado pela questão das Novas Oportunidades, procurando conhecer um pouco mais ao detalhe o trabalho do CSE neste campo específico, recebendo da Direção a oferta de alguns exemplares do nosso jornal onde haviam sido publicados depoimentos de cidadãos que viram os seus níveis de escolaridade ser aumentados através do processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências).

    E seria precisamente a redação d' “A Voz de Ermesinde” a “etapa” seguinte da visita da comitiva socialista, a qual, diga-se em jeito de nota de rodapé, era ainda composta pelo também candidato pelo círculo do Porto Miguel Cardoso, pelo deputado da Assembleia da República e líder concelhio dos socialistas José Manuel Ribeiro, pelo presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde Raul Santos, pelo presidente da Junta de Freguesia de Campo Alfredo Sousa, e ainda por alguns apoiantes locais socialistas.

    Já com a diretora do jornal, Fernanda Lage, na “comissão de boas vindas”, digamos assim, seguiu-se a visita à lavandaria/empresa de inserção para posteriormente ser feita a apresentação do Lar de S. Lourenço onde as explicações de cariz mais técnico foram dadas pela diretora da valência Anabela Sousa. E seria aqui que Alberto Martins mostraria o seu espanto com aquilo que os seus olhos viam ao dizer alto e bom som que «o CSE é muito poderoso! Não fazia ideia da grandeza da instituição, nota-se que aqui existe uma grandissíma qualidade, não só ao nível de infraestruturas como também ao nível dos serviços que apresentam e dos próprios funcionários» sublinharia o ministro.A admiração aumentou depois de visitar o setor dedicado aos mais novos, mais concretamente a creche, o jardim de infância e o ATL – com as diretoras técnicas das valências, Teresa Braga Lino e Fátima Brochado, a saciar a curiosidade do governante no que tocava às questões mais técnicas.

    A visita terminou com um agradável almoço nos jardins do Lar de S. Lourenço oferecido pela Direção do CSE aos visitantes, local onde o nosso jornal aproveitou para trocar umas breves palavras com Alberto Martins, o qual nos confidenciaria que havia ficado muito impressionado com a grandeza de toda a estrutura da instituição, elogiando a capacidade de liderança dos seus dirigentes, a qualidade dos serviços prestados, dos profissionais, e das infraestruturas, aspetos que o levariam a dizer que «o CSE é uma IPSS exemplar e que deve servir de modelo a outras instituições. Esta casa está de parabéns», rematou o ministro.

    VISITA ÀS ESCOLAS

    DE ERMESINDE E VALONGO

    foto
    No dia 24 de maio o 16º elemento da lista de candidatos do PS pelo círculo do Porto, João Paulo Correia, efetuou uma visita às escolas secundárias de Valongo e de Ermesinde. Nesta última o nosso jornal acompanhou o candidato socialista, o qual se fazia acompanhar por José Manuel Ribeiro e por Raul Santos, apurando que o essencial destas visitas se ficou a dever ao interesse do candidato em não só conhecer a realidade dos dois estabelecimentos de ensino como também perceber o impacto que está a ter na Escola Secundária de Ermesinde a notícia da profunda remodelação de que a infraestrutura irá ser alvo já a partir do próximo mês de junho. Foi dado então a entender pelos responsáveis da escola que esta é uma obra há muito sonhada e necessitada, pois as condições da atual ESE há muito que espiraram o prazo de validade, por assim dizer. O líder da concelhia de Valongo do PS, José Manuel Ribeiro, não tem dúvidas de que esta é juntamente com a construção do parque urbano e da estação dos caminhos de ferro a maior obra realizada na Cidade de Ermesinde durante a última década. Será uma escola praticamente nova, como foi dito pelos diretores do estabelecimento, sendo que o custo da obra rondará os 17 milhões de euros.

    Acerca da temática do investimento no parque escolar João Paulo Correia frisaria que só para o Distrito do Porto o Governo investiu 600 milhões de euros, acrescentando que este é o maior investimento de sempre realizado pelo Estado nas escolas de todo o país.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].