Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2011

    SECÇÃO: Local


    Escutismo: FNA de Ermesinde fez Caminho até Santiago

    Fotos FNA
    Fotos FNA
    Sete associados, Dulce Silva, Carlos Oliveira, Adriano Mota, Natália Oliveira, Anselmo Cerqueira, Susana Queirós e Jacinto Mota, do Núcleo de Ermesinde da Fraternidade Nuno Álvares (FNA), caminharam desde Valença do Minho até Santiago de Compostela.

    Esta que era uma actividade desejada há muito e preparada durante longos meses, teve início na Igreja Matriz no dia 4 de Abril com a bênção dos sete peregrinos pelo Padre Artur Jorge na eucaristia das 19h00.

    Com o destino de Santiago no horizonte de todos, partiram de comboio no dia seguinte bem cedo rumo a Valença, onde aí, iniciaram a peregrinação a pé.

    Os cerca de 120 km de caminho por Tuy, Porriño, Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis, Valga, Padrón e Santiago de Compostela, previstos para cinco dias de caminhada, foram cumpridos em quatro, obrigando a uma média diária que rondou os 30 km em caminhos de terra, pedras, algum alcatrão e declives acentuados. E, se a tudo isto, lhe juntarmos as mochilas às costas, com um peso superior ao recomendado e desejado, e uma média de idades de 50,4 anos, fica perceptível o grau de exigência física e sacrifício que envolveu esta actividade.

    Mas pese embora essas exigências, o Caminho proporcionou a todos uma satisfação e alegria constantes, envolvidos que estavam pela paisagem e sons de uma beleza natural que só quem já fez e viveu caminhos a Santiago, entende e valoriza.

    Ao longo dos quatro dias o grupo, sempre unido, partilhou com vários outros peregrinos o mesmo ideal e missão e por isso Fez Caminho! E também fez História!! Foi o primeiro grupo de peregrinos a pernoitar no novo albergue de Valga! A Protecção Civil local fez questão de estar presente e tirar uma foto conjunta para noticiar o facto num periódico de Vigo e guardar no historial do albergue, onde também, um galhardete do Núcleo FNA de Ermesinde, datado e assinado por todos os peregrinos, ficou como recordação vitalícia.

    Já em Santiago de Compostela, e na companhia dos associados, familiares e amigos que, nesse dia de sábado se deslocaram de autocarro de Ermesinde para se juntarem aos peregrinos, de mãos dadas, participaram no “Abraço à Catedral”, no âmbito das comemorações do 800º aniversário da construção da mesma. Este foi um dia de fraterno convívio, partilha e oração que teve o seu ponto alto na eucaristia na catedral concelebrada pelo Padre Artur Jorge, que viajou também no autocarro, e no anúncio dos sete peregrinos da Fraternidade Nuno Álvares de Ermesinde, Portugal!

    O regresso aconteceu ao final da tarde e à chegada a Ermesinde o grupo peregrino quis apresentar-se ao pároco Cónego João Peixoto que recebeu e felicitou individualmente os seus membros.

    Ficou no ar a vontade e desejo de voltar a fazer novamente caminho… Quem sabe…!

    Termino com o testemunho de Anselmo Cerqueira que traduz o seu estado sentimental que é também o de todos os peregrinos deste grupo:

    Na minha peregrinação a pé pelos caminhos de Santiago, que marcou profundamente a minha vida, não esquecerei o são convívio, a amizade, a alegria, o espírito de equipa e de entreajuda sempre presente em todos os peregrinos.

    Não esquecerei também as paisagens contempladas ao longo dos quatro dias de caminhada.

    O esforço foi muito mas a fé que nos guiou foi muito maior!”.

    Por: José Adriano Mota (*)

    (*) FNA - Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].