Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Centro de Formação do CSE marcou presença activa

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O CFCSE teve presença destacada na I Feira de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, onde organizou (em conjunto com outros Centros Novas Oportunidades do concelho) uma sessão de esclarecimento sobre as ofertas e os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, apresentando as diferentes possibilidades de educação e qualificação destinadas à população adulta, e (sozinho) um workshop dedicado à formação à distância suportada em plataforma moodle.

    Ambas as sessões tiveram lugar na galeria museológica do Fórum Cultural de Ermesinde, ao fim da tarde do dia 19.

    A sessão sobre os CNO, cujo funcionamento “A Voz de Ermesinde” abordou longamente no seu número anterior, e que decorreu posteriormente, contou com a presença de Florentino Silva, do CSE, Diana Quitério do CNO da Escola Secundária de Valongo e Gisela Oliveira, do CNO da Secundária de Ermesinde.

    Quanto ao workshop sobre a formação à distância, e depois de algumas dificuldades iniciais na obtenção de rede, Sérgio Garcia demonstrou a viabilidade prática, funcionalidades e vantagens evidentes dos processos de e-learning.

    O técnico explicou o acesso às matérias de cada disciplina, algumas formas de operacionalizar a aprendizagem (por exemplo através de tópicos ou de testes configuráveis), deu exemplo de algumas ferramentas de facilitação dos processos quer para formadores quer para alunos, e salientou ainda quer a facilidade dos formadores em desenvolverem conteúdos, quer os processos colaborativos que o método permite.

    Além disso saliente-se a economia de meios quer no acesso (a maioria das ferramentas são gratuitas), quer no funcionamento, em grande parte dispensando o uso do papel.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].