Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2009

    SECÇÃO: Desporto


    CICLISMO

    Sobradense Nuno Ribeiro venceu pela segunda vez na sua carreira a Volta a Portugal em Bicicleta

    Foto PAD
    Foto PAD
    Recuperamos para esta primeira edição pós-férias do nosso jornal a notícia mais relevante ocorrida durante o mês de Agosto em termos de desporto no nosso concelho: a vitória de Nuno Ribeiro na 71ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta (realizada entre 5 e 16 de Agosto).

    Oriundo de Sobrado, o ciclista de 32 anos conquistou assim pela segunda vez na sua carreira a prova rainha do ciclismo português – a primeira havia sido, recorde-se, no ano de 2003.

    O trepador sobradense da Liberty Seguros (equipa cujas cores defendeu na Volta de 2009) terminou a prova com um registo de 41h10m22s, seguido de David Blanco e David Bernabeu, os dois ciclistas que completaram o pódio final e que curiosamente sabem já o que é vencer uma Volta a Portugal em Bicicleta. Curioso ainda é o facto de entre a vitória de Ribeiro (na imagem) na Volta de 2003 e na deste ano mais nenhum ciclista luso havia ganho a prova mais importante do calendário velocipédico português!

    Este triunfo foi festejado efusivamente na freguesia de Sobrado, sendo que três dias após o término da Volta o Largo do Passal foi, à semelhança do que havia sido em 2003, pequeno demais para acolher as largas centenas de populares que ali se juntaram para saudar o seu conterrâneo, o qual seria alvo de uma homenagem por parte da Câmara Municipal de Valongo, que juntou inúmeras personalidades da terra, e restante concelho, que fizeram igualmente questão de se associarem neste tributo ao campeão sobradense.

    O ano de 2009 vai de facto ficar gravado a letras de ouro na história do ciclismo de Sobrado, pois além do triunfo de Nuno Ribeiro na Volta é de relembrar o feito alcançado em Julho último pela equipa da Aluvia/Valongo/União Ciclista de Sobrado na Volta a Portugal do Futuro, prova esta onde triunfou ao nível colectivo e individual. A isto há ainda a juntar a vitória final de Carlos Baltazar no Troféu RTP 2009 (destinado ao escalão de sub--23 anos), selada no passado dia 30 de Agosto em Soure, localidade esta onde decorreu a última prova desta competição.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].