Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    Museu da Imprensa mostra azulejos de Stuart Carvalhais

    foto

    A exposição “Azulejos de Stuart – colecção Museu Nacional da Imprensa” pode ser vista no Palacete Balsemão, no Porto desde a passada 4ª feira, dia 8 de Outubro.

    Trata-se de uma mostra inédita que apresenta 20 azulejos da colecção que Stuart concebeu e desenhou para a escadaria do jornal “Diário de Lisboa”, no princípio dos anos 30.

    As peças retratam a Imprensa da época, com o “Ardina” (rapaz que distribuía os jornais) e as tipografias; o dia a dia lisboeta; e a Censura praticada pela ditadura do Estado Novo.

    A colecção foi oferecida ao Museu Nacional da Imprensa pela família Ruella Ramos, e a sua singularidade vem reforçar a dimensão de “Capital do Cartoon” atribuída à cidade do Porto em Junho último, em sintonia com o PortoCartoon-World Festival, prestigiado festival organizado anualmente pelo museu.

    Depois da mostra no palacete Balsemão, o conjunto de azulejos ficará patente ao público em permanência, na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa.

    Para além dos azulejos, a mostra que homenageia um dos grandes nomes da História da Caricatura em Portugal, vai apresentar dezenas de originais de publicações da época e com as quais Stuart colaborou: “ABC”, “A Sátira”, “Ilustração Portugueza”, “Sempre fixe”, “O Século”, “Os Ridículos”, “Revista de Portugal”, “Papagaio Real”, entre outras.

    Expostos vão estar também livros com capas de Stuart, como o “Memórias do Cárcere” de Camilo Castelo Branco, de 1927, e pautas musicais. Para ver haverá ainda desenhos do artista, publicados em varias obras comemorativas do seu centenário.

    Stuart Carvalhaes (1887-1961) foi um dos mais talentosos e boémios artistas do humor português. Antes dos 20 anos, começou a colaborar na imprensa e nela deixou o seu nome bem vincado, mais de 50 anos. Em 1949, recebeu o Prémio Domingos Sequeira.

    A exposição conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto e pode ser vista até 30 de Outubro no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto, nº 71) na cidade do Porto. Horário: 2ª a 6ª das 9h às 20h. Entrada grátis.

    Fonte: http://www.museudaimprensa.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].