Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Java é finalmente livre e aberto

    Em Maio de 2006 a Sun anunciou que lançaria o Java como open source, licenciado sob a GPL. Porém, ainda havia cerca de 5% de código proprietário. A FSF, através do projecto IcedTea, resolveu este problema. O projecto IcedTea foi lançado pela Red Hat, baseado no projecto GNU Classpath, para substituir o código proprietário na OpenJDK. O último binário OpenJDK incluído no Fedora 9 (x86 e x86_64) passa no rigoroso "Java Test Compatibility Kit" (TCK). Isto quer dizer que ele providencia todas as APIs Java e se comporta como qualquer outra implementação Java SE 6 – em manter o objetivo de portabilidade na plataforma Java. Por enquanto o Fedora 9 é o único a incluir esta implementação que passou no Java TCK. Todo o código que tornou isto possível está disponível através do projecto IcedTea.

    Fontes: http://www.jboss.org/feeds/post/java_is_finally_free_and_open e http://www.osnews.com/story/19892/Java_Is_finally_Free_and_Open

    Lançado openSuse 11.0

    O OpenSuse 11.0 acaba de ser lançado e está disponível para download nos seus mirrors. Confira os impressionantes screenshots e novidades.

    Fontes: http://en.opensuse.org/OpenSUSE_11.0, http://www.linuxformat.co.uk/static/suse11.html e http://www.opensuse.org

    Lançado GoblinX Standard 2.7 rc01

    O GoblinX Standard 2.7 rc01 foi lançado. Este é o último release candidate da edição 2.7. O GoblinX Standard é a versão original que traz cinco gerenciadores de janelas: KDE, Fluxbox, Xfce, Enlightenment e WindowMaker.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1213928000.html

    Red Hat desenvolve hypervisor e ferramenta de segurança de virtualização

    A Red Hat lançou uma versão beta de um hypervisor baseado em Linux que pode ser carregado em servidores e desktops com um pen/flash drive. Ao invés de produzir outra plataforma de virtualização baseada em Xen, a Red Hat optou por basear o seu mais novo produto no KVM (kernel-based virtual machine), que foi integrado com o Linux kernel em 2006. O hypervisor da Red Hat, denominado Virt, encontra-se em versão beta e disponível no site a seguir e pode correr tanto Red Hat Enterprise Linux quanto Microsoft Windows.

    Fontes: http://www.ovirt.org e http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;450151188;fp;16;fpid;1.

    Lançamento do Kurumin NG

    Foi lançada a versão final do Kurumin NG.

    Fonte: http://www.gdhpress.com.br/kurumin-ng

     

    Outras Notícias

    · Software livre - o que é?

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].