Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2008

    SECÇÃO: Local


    Ambiente debatido na escola

    Numa iniciativa incluída no rol de actividades do Parlamento Europeu dos Jovens, a Escola Secundária de Valongo recebeu, no passado dia 22 de Abril, a celebração do Dia da Terra.

    Foto ESV
    Foto ESV
    Juntando alunos das escolas de Valongo, Cinfães e Padrão da Légua, esta comemoração visou fomentar nos jovens uma necessidade de interesse pelo estado do ambiente, e prepará-los para outros debates futuros, de maior magnitude, aquando da realização do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) deste ano.

    O dia iniciou-se com o processo de teambuilding, para que os alunos das várias escolas se conhecessem, seguindo-se o trabalho de comissão, no qual cada grupo preparou a sua moção e analisou as moções adversárias para o debate vespertino.

    À tarde, a Assembleia Geral, presidida por Catarina Sinde, membro do APPEJ, deu lugar a um debate excitante e interventivo. Das cinco moções concorrentes – uma da Escola de Cinfães e as outras quatro da Secundária de Valongo (8º C, 10º TE, 11º CT3 e 11º CSH2), com alunos alunos do Padrão da Légua como chairs dos grupos das escolas anfitriãs –, três foram aprovadas. As medidas mais solicitadas passavam pela promoção de sensibilização dos jovens, principalmente nas escolas, maior intervenção das câmaras municipais, preocupação com a Serra de Santa Justa e rios Leça e Ferreira, e um incentivo ao voluntariado e à política dos quatro R’s: reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar.

    PROJECTO

    DE CONSTRUÇÃO

    DE PAINÉIS

    FOTOVOLTAICOS

    Dos alunos participantes, destacou-se Pedro Dias – aluno do 8ºC –, um dos mais jovens e, sem dúvida, o mais pequeno de todos os pequenos congressistas. De resto, foi também elogiado pela sua capacidade de intervenção por Armanda Camisão, presidente da APPEJ, aquando dos discursos de encerramento das actividades. Armanda Camisão deu os parabéns a todos os participantes, e à ESV, pela organização da iniciativa, e congratulou os alunos de electrónica presentes (10º TE), que estão actualmente a desenvolver um projecto de construção de painéis fotovoltaicos.

    A equipa vencedora foi o 11º CSH2 que se mostrou a equipa mais coesa e mais interventiva.

    O Dia da Terra terminou, em festa, com todos os participantes a entoarem, em coro, “Imagine”, de John Lenon, imaginando um planeta uno e pacífico. Algum dia o teremos?

    Por: Olga Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].