Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

14-01-2021 16:15
Aprovada em reunião camarária a adjudicação da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português
Foi hoje de manhã aprovada de forma unânime na reunião pública da Câmara Municipal de Valongo (CMV) a adjudicação da construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, que vai nascer na antiga escola de Cabeda, em Alfena.

De acordo com a autarquia a empreitada tem o preço contratual de 3.658.782,71 euros, sendo que o investimento é financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020. O prazo de execução é de 540 dias.

Na introdução deste ponto da Ordem de Trabalhos, o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, referiu que esta oficina irá ter exatamente o mesmo impacto que teve a Oficina do Pão, da Regueifa e do Biscoito (nota: aberta neste mês de janeiro), «porque vai ser mais um equipamento que vai servir para contar uma história que as pessoas não conheciam. Agora só quero que a obra arranque para nos rapidamente abrirmos e começarmos a contar ao país e a quem nos vista esta história extraordinária do brinquedo tradicional português, seja em madeira, em plástico ou em chapa flandres, que é muito importante para as freguesias de Ermesinde e de Alfena», disse.

Segundo José Manuel Ribeiro, «a criação da Oficina do Brinquedo Tradicional visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia. O objetivo é dar a conhecer o património material e divulgar também o património imaterial juntando os que criaram e recriam os objetos, para incentivar partilhas intergeracionais. O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. O nosso objetivo é despertar recordações e pôr toda a gente a brincar».

A autarquia lembra que a futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português terá trabalho ao vivo permanente, visitas guiadas interativas, oficinas formativas, encontros temáticos, um núcleo de indústrias criativas ligadas ao brinquedo didático de madeira e serviços educativos. Serão recriados ambientes oficinais associados ao brinquedo de chapa e plástico e será incluído espólio museológico fora do comum.

Inspirado nas formas geométricas, o espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].