Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

09-07-2020 09:59
Município de Valongo integra rede Intelligent Cities Challenge da Comissão Europeia
Valongo foi um dos dois únicos municípios portugueses selecionados para integrar a rede Intelligent Cities Challenge (ICC), que envolve 100 municípios europeus.

«O Município tem agora a oportunidade única de ter consultoria especializada e altamente qualificada, por um grupo de especialistas com know-how em escala global; rever estratégias e prioridades, com base em estudos e pesquisas realizados por especialistas, participar nas iniciativas relacionadas com as cidades inteligentes, que incentivam o contato e o intercâmbio de ideias e experiências entre várias cidades, aprender com as cidades mais inovadoras da União Europeia, integrar uma rede internacional de inovação e cooperação, trabalhando em prol dos objetivos de desenvolvimento tecnológico e sustentável», revela a autarquia em nota de imprensa.

«A presença do Município de Valongo nesta rede de cidades inteligentes é crucial para desenvolvermos uma visão macro do potencial do nosso território, numa perspetiva global, integrada, inteligente, ecológica, sustentável e tecnológica, a acima de tudo, usufruir dos recursos que são disponibilizados às cidades participantes», salienta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

De acordo com o autarca, a integração na rede ICC permitirá uma gestão ativa e sustentável do território e a redefinição de estratégias de acordo com os dados obtidos, ao nível do turismo, meio ambiente e da segurança. «Além do impacto na qualidade de vida dos cidadãos e visitantes, acreditamos que este projeto contribuirá vivamente para promover uma cidadania ambiental ativa e inclusiva», sublinha José Manuel Ribeiro.

«O Intelligent Cities Challenge é uma das mais recentes iniciativas da Comissão Europeia para construir uma Europa Verde, promovendo um crescimento inteligente e sustentável nas cidades europeias. É uma oportunidade única para envolver as cidades da UE numa comunidade que utiliza tecnologias avançadas, para enfrentar a crise da pandemia e reconstruir a sua economia, enquanto as orienta na direção de um crescimento sustentável, verde e inteligente. Isto ajudará as cidades a melhorar a qualidade de vida e criar novas oportunidades para suas empresas locais», explica a Câmara.

«O município de Valongo assume-se como território anfitrião pelo seu fabuloso património natural. As características únicas das serras de Santa Justa e Pias, que integram o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Regional, fazem com que Valongo seja escolhido por muitos como destino de passeios, atividades desportivas e visitas para fins educacionais. Neste contexto, torna-se premente dar a conhecer mais e melhor o território, o seu património natural, cultural e as suas dinâmicas territoriais, investindo na promoção do turismo inteligente e sustentável, com o compromisso de proteger o meio ambiente e preservar a natureza, incentivando à participação ativa da própria comunidade, ao uso eficiente dos recursos, a fim de promover o bem-estar, a saúde e a segurança dos cidadãos», finaliza a autarquia valonguense.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].