Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

13-03-2020 14:16
Covid-19: Missas e catequese canceladas na Paróquia de Ermesinde
A Paróquia de Ermesinde emitiu um comunicado onde anunciou um conjunto de medidas para evitar a propagação do COVID-19.
A suspensão de todas as celebrações comunitárias de missas, tanto ao domingo como nos outros dias da semana; ou a suspensão da catequese, são duas das medidas adotadas pela paróquia.

Confira de seguida o comunicado emitido a 13 de março pela Paróquia de Ermesinde:

«A situação de emergência em que vivemos e as orientações das autoridades constituídas impõem-nos a adoção de algumas medidas com forte impacto na nossa vida paroquial. Estas decisões cautelares são tomadas em coerência com a nota pastoral do nosso Bispo que nos dita o imperativo ético de evitar a propagação do COVID-19.

1. Apelamos ao cumprimento e reforço das regras de higiene recomendadas.

2. Ficam suspensas todas as celebrações comunitárias da Santa Missa, tanto ao Domingo como nos outros dias da semana. O pároco continuará a celebrar uma Eucaristia dominical, sem a participação presencial dos fiéis, oferecendo-a por todos os paroquianos vivos e defuntos. Exortamos os fiéis a que dediquem algum tempo no Domingo para seguir as transmissões da Eucaristia pela televisão ou rádio e para a oração em família. De segunda a sábado, o pároco celebrará sem a presença dos fiéis, pelas intenções previamente marcadas.

3. A catequese paroquial fica suspensa. Retomá-la-emos após a Páscoa, se a evolução da pandemia assim o permitir. Recomendamos aos pais e mães da nossa comunidade que dediquem algum tempo por semana à catequese familiar, servindo-se dos catecismos dos filhos e de outros subsídios.

4. Os funerais serão mantidos, mas recomenda-se que apenas sejam participados pelos familiares e pessoas mais próximas da pessoa falecida. Na apresentação de condolências todos se deverão abster de qualquer contacto físico.

5. Pedimos a mesma contenção aos participantes nas celebrações de outros sacramentos (Batismos e Matrimónios), que não podemos adiar unilateralmente

6. Estão suspensas as confissões de quaresma; se a evolução da crise for favorável, procuraremos reagendá-las para o tempo pascal. Em casos justificados, e com as cautelas recomendadas, o pároco disponibiliza-se para atender de confissão em espaços adequados.

7. Salvo em situações de comprovada urgência, estão suspensas as visitas aos enfermos e pessoas mais idosas, quer nos lares quer nos domicílios, tanto da parte do pároco como dos Ministros Extraordinários da Comunhão e outros visitadores. O dia paroquial do enfermo, previsto para 29 de março, fica adiado para 28 de junho.

8. A iniciativa «24 horas para o Senhor» (de 20 para 21 de março) é cancelada. Apelamos aos fiéis para que, ao longo desse dia, tenham um momento de recolhimento e oração louvando o Senhor Jesus Cristo, presente nos nossos Sacrários, invocando a sua misericórdia e acolhendo a sua bênção.

9. Fica suspensa a prática comunitária de outras devoções na igreja matriz, como a da Via Sacra, da primeira sexta-feira e do primeiro sábado de cada mês. Os devotos não deixem de praticar estes exercícios de piedade nas suas casas, se possível em família.

10. Os encontros de formação cristã para adultos, agendados para as noites de terça-feira, e a Ultreia do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (à quinta-feira) ficam suspensos até novo aviso. Temos a esperança de que seja possível manter a celebração vicarial do Crisma prevista para 10 de maio.

11. A seu tempo, tendo em conta a evolução da pandemia, daremos instruções sobre as festas pascais, se e como será possível celebrá-las em paróquia. A Páscoa está no centro da fé e da vida da Igreja. Desde já cancelamos a Via Sacra tradicional da noite de Sexta-feira Santa.

12. Para marcações e outros serviços do cartório paroquial, recomendamos o recurso ao telefone e ao e-mail: 22 9710054; 915 928 634; [email protected]. O atendimento presencial deve restringir-se a situações que comprovadamente não possam ser resolvidas de outro modo e com as devidas precauções sanitárias.

13. Vamos manter a igreja matriz aberta, para que os paroquianos a possam visitar individualmente e demorar algum tempo em oração, se assim o desejarem. Exortamos a que o façam apenas se não tiverem qualquer dos sintomas associados a esta doença e que são idênticos aos da gripe comum. Temos muitos motivos para rezar, podemos e devemos fazê-lo em qualquer lado.

14. Recomendamos preces não só pelos doentes, mas também, e muito especialmente, pelos profissionais de saúde que estão a travar um combate heroico pela saúde e pela vida de todos nós, correndo os maiores riscos. Que Deus os abençoe!

Ermesinde, 13 de março de 2020, 12:00

O pároco:
Padre João da Silva Peixoto

N.B. A todo o momento adequaremos a nossa atuação às orientações das autoridades competentes».

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].