Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

20-12-2019 13:44
Assembleia de Freguesia de Ermesinde preocupada com a falta de policiamento e de segurança na Cidade
A insegurança que se faz sentir na nossa Cidade face à atual onda de assaltos e atos de vandalismo que aqui têm acontecido nos últimos tempos está a causar enorme preocupação na nossa comunidade.

Preocupação essa que é estendida às forças vivas da Cidade, conforme ficou patente na última sessão da Assembleia de Freguesia de Ermesinde (AFE), realizada na noite de 18 de dezembro.

O assunto foi lançado para cima da mesa no período destinado à intervenção do público, por Manuela Queirós, presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Ermesinde (APESE), que ali deu conta da preocupação da comunidade escolar pela falta de policiamento em Ermesinde, sendo que a zona das escolas não foge à regra. Inclusive, frisaria que o carro da Escola Segura, que habitualmente patrulhava a área envolvente dos estabelecimentos escolares deixou de o fazer, aumentando assim o grau de insegurança no local. Mais do que um alerta, Manuela Queirós deixaria a seguinte questão em cima da mesa: «o que devemos fazer para combater esta falta (de policiamento)?».

Na resposta à intervenção da freguesa, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), João Morgado, começaria por frisar que a preocupação de Manuela Queirós era também uma preocupação da própria Junta, lembrando depois que há sensivelmente dois meses havia solicitado uma reunião com o comandante da PSP da Divisão da Maia (que, recorde-se, superintende as esquadras de Ermesinde e de Valongo) para saber o que se estava a passar (falta de policiamento). Na sequência desse contacto, foi dito ao presidente da Junta que tal se devia à falta de meios humanos e materiais, sendo que a Divisão da Maia iria ainda fazer um esforço para dotar a esquadra de Ermesinde com mais um carro patrulha.

O autarca sublinharia pois a sua preocupação com a falta de policiamento noturno que se tem verificado na Cidade, dando aliás conta de um ou outro caso de insegurança e vandalismo que havia ocorrido dias antes na freguesia, isto é, o assalto a uma bomba de gasolina, como também alguns atos de vandalismo aqui ocorridos, mais concretamente na destruição dos enfeites de Natal nos jardins da freguesia e de uma sala no interior da Escola D. António Ferreira Gomes.

João Morgado informou ainda que já havia tido igualmente uma reunião com a Câmara de Valongo para abordar este assunto da falta de policiamento, tendo da parte da autarquia tido a promessa de que o assunto iria ser colocado ao Ministério da Administração Interna no sentido de dotar a Divisão da Maia com mais meios humanos e materiais.

Voltaremos a este assunto, com mais pormenores, na nossa próxima edição impressa (31 de dezembro de 2019).

O tema da falta de policiamento na freguesia dominou então a parte inicial desta sessão da AFE, tendo o outro destaque desta reunião ido para a análise, discussão e votação do Mapa de Pessoal, Plano de Atividades, Plano Plurianual de Investimentos e Orçamento para 2020, documento que seria aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD, BE e CDS-PP, e o voto contra da CDU. Sobre este ponto em concreto iremos dar (igualmente) pormenores mais detalhados na nossa próxima edição impressa.

Por:Miguel Barros

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].