Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

20-12-2019 13:40
Ministro do Ambiente inaugura sede do Parque das Serras do Porto
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e os autarcas de Valongo, José Manuel Ribeiro, de Paredes, Alexandre Almeida, e de Gondomar, Marco Martins, inauguram na próxima segunda-feira, 23 de dezembro, pelas 11h00, a sede da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que ficará localizada na Rua do Padrão, n.º 27, em Valongo (antigo Tribunal do Trabalho e Conservatória de Valongo).

De acordo com a autarquia de Valongo, «trata-se de um edifício icónico, construído há mais de um século e localizado no centro da cidade de Valongo. A requalificação e adaptação a novas funções implicou um investimento superior a meio milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários. Para além das indispensáveis zonas de trabalho, a recuperação do edifício incluiu áreas de exposição, um pequeno auditório e uma biblioteca».

A mesma fonte recorda ainda que «o Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população».

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].