Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

13-12-2019 10:34
Ermesinde acolhe Encontro da Rede Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade
O 2º Encontro Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade - Rede E2O Portugal realiza-se no próximo dia 16 de dezembro, no Fórum Cultural de Ermesinde, onde estarão presentes os principais atores do movimento nacional de educação de segunda oportunidade, legitimado agora pelo novo enquadramento legal, como resposta ao grave problema social do abandono precoce, dando conta das novas iniciativas em Valongo e Samora Correia, bem como de outras que se preparam por todo o país.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Secretário da Educação, João Costa, pelas 9h30, presidem à sessão de abertura deste 2.º Encontro Nacional da Rede E2O Portugal, que ao longo do dia reunirá instituições (escolas, CPCJ, autarquias, ONG e outras) e profissionais (docentes, educadores sociais, técnicos de serviço social, psicólogos, artistas e outros) ativos no campo da educação de segunda oportunidade e no combate à exclusão social de jovens em Portugal.

A Escola de Segunda Oportunidade de Valongo destina-se aos alunos que abandonaram o sistema educativo, para que estes possam voltar à escola, concluir os estudos e terem um certificado. Destinado a jovens até aos 25 anos, é um projeto pioneiro e inovador, desenvolvido até agora em apenas três concelhos do país, um dos quais Valongo. A assinatura do Protocolo de Cooperação da Escola de Segunda Oportunidade de Valongo entre os parceiros Câmara Municipal de Valongo, Centro Social de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de Ermesinde e a DEGEstE realizou-se no passado dia 14 de outubro nas instalações do Centro Social de Ermesinde.

«Estes projetos nascem porque ninguém pode ficar para trás. Todos nós temos talento e valor», frisa José Manuel Ribeiro, salientando a importância do investimento na Educação para a construção de uma sociedade plena e verdadeiramente inclusiva .

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].