Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

09-12-2019 10:35
As razões da demolição de parte da fachada da Fábrica de Sá
Mas afinal a fachada da histórica Fábrica de Sá vai ser preservada ou não? Esta tem sido a questão levantada pela comunidade ermesindense nas últimas semanas, atendendo a que foi possível constatar que parte dessa fachada foi demolida, contrariamente ao que havia sido na Assembleia Municipal de Valongo (AMV) realizada no dia 16 de setembro de 2019, isto é, que a fachada da Fábrica de Sá e a chaminé localizada no interior deste histórico e emblemático edifício da Cidade de Ermesinde iriam ser preservadas no âmbito de uma obra que ali se está a realizar com vista à futura implementação do supermercado Mercadona. (nota: recorde aqui essa notícia http://bit.do/fj9zS)

Ora, volvidos sensivelmente dois meses deste anúncio o que se verifica é que uma parte dessa mesma fachada foi então demolida, tendo aliás o assunto merecido uma nova chamada de atenção na sessão da AMV mais recente, realizada no dia 2 de dezembro. Perante a constatação do derrube dessa pequena parte da fachada, várias pessoas, preocupadas com o incumprimento do que havia sido garantido, se nos dirigiram para que déssemos conta do sucedido.

Assim, "A Voz de Ermesinde" questionou a Câmara Municipal de Valongo no sentido de perceber se, em primeiro lugar, teria conhecimento da demolição de parte da fachada, e em segundo lugar, em caso de resposta afirmativa qual a razão de se ter demolido essa parte da fachada quando em setembro foi dito que a fachada iria ser preservada(?).

Na resposta a este nosso contacto, a câmara referiu que «a intervenção que está a ser levada a efeito no edifício com vista à instalação de uma loja comercial, e que foi devidamente autorizada pela autarquia, prevê a preservação da fachada original do edifício bem como da chaminé da antiga fábrica. No âmbito da autorização concedida para a demolição, escavação e contenção periférica estão a ser efetuados trabalhos de consolidação estrutural de forma a garantir que os elementos a preservar (fachada e chaminé) não colocam em causa a segurança de pessoas e bens.
No caso da fachada e por questões de viabilidade do projeto não foi possível garantir a sua preservação integral como seria desejável. O projeto aprovado prevê a demolição de um pequeno segmento da fachada que não coloca em causa a harmonia e simetria do conjunto existente», explica.

A autarquia acrescenta ainda que «o projeto trará para a população da Cidade da Ermesinde além da conservação e preservação dos elementos já referidos (fachada e chaminé) a fruição de toda a frente edificada envolvente à fachada. Será possível aceder ao interior atravessando os pórticos existentes e percorrer todo esse espaço interior adjacente. Nesse espaço será colocado conteúdo fotográfico e informação escrita alusiva que permitirá contar às gerações atuais e futuras a história da Fábrica de Fiação e Têxteis de Sá enquanto unidade fabril e empregadora da primeira metade do século XX».

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].