Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

15-10-2019 16:19
Inaugurada em Mirante de Sonhos a primeira de 28 salas de aula do futuro em escolas do 1.º ciclo do Concelho
Foi ontem dado na Escola Básica Mirante de Sonhos, em Ermesinde, o primeiro passo de uma nova era ao nível do ensino, com a inauguração da primeira de 28 Salas de Aulas do Futuro a serem implementadas em todos os estabelecimentos do ensino básico do Concelho de Valongo.

Um facto que faz de Valongo o primeiro Município do país a ter Salas de Aula do Futuro em todas as escolas do 1.º Ciclo, conforme sublinharia o presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), José Manuel Ribeiro, no decorrer de uma cerimónia que contou ainda com a presença do Delegado Regional de Educação da Região Norte, João Gonçalves, que ali substituiu o secretário de Estado da Educação, João Costa, que por impedimentos de última hora não pôde comparecer.

E ainda antes da sua inauguração oficial esta Sala de Aula do Futuro de Mirante de Sonhos estava já a ser explorada por uma turma do 4.º ano, sob a orientação da professora Neuza Pinto. O painel interativo, os kits robóticos, os tablets, a impressora 3D, entre outras tecnologias de ponta estavam já a ser tratados "por tu" pelos menino(a)s desta turma aquando da nossa chegada. Neuza Pinto que exemplificaria aquilo que seria uma aula em contexto de sala do futuro.

Pegando na "matéria" do Sistema Digestivo do Corpo Humano utilizou o painel interativo para mostrar as potencialidades simultâneas desta ferramenta tecnológica na abordagem/ensino deste tema que num simples manual escolar seriam impossíveis de mostrar. Visionar o sistema digestivo de vários ângulos, obter em simultâneo múltipla informação adicional, ver o movimento da mastigação, foram algumas das potencialidades mostradas pela docente, que deu conta do empolgamento dos alunos com a abertura desta sala de aula do futuro, salientando, no entanto, que há ainda muito a explorar, mas que o facto desta sala ser um «todo total» em termos tecnológicos acaba por despertar mais a atenção dos alunos.

SALAS DO FUTURO TAMBÉM NAS SECUNDÁRIAS

Estes novos espaços de aprendizagem a serem implementados em 28 escolas básicas públicas do concelho resultam de um investimento de cerca de 1 milhão de euros, de acordo com o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que ainda no interior desta sala de aula do futuro frisou que desde o primeiro momento em que assumiu a gestão da Câmara definiu a área da Educação como prioritária, acrescentando que desde o início da sua presidência a Educação tem recebido grande parte do investimento municipal, lembrando neste ponto que uma das primeiras ações da autarquia foi acabar com as coberturas de fibrocimento nas escolas do 1.º ciclo, que estão hoje em dia resolvidas.

Relativamente às salas de aula do futuro, o autarca deu conta de que este é um «investimento pesado», aplicado na instalação das salas do futuro, mas também nos serviços de apoio e construção de 24 parques infantis. Garantiu ainda que até final do presente ano letivo a CMV tem como objetivo instalar salas do futuro nas escolas secundárias do concelho e nas escolas básicas que ainda não as têm, exatamente com o mesmo equipamento, o mobiliário, painel interativo, kit robótico, tablets e impressora 3D. «Será um investimento de mais 70 ou 80 mil euros, mas ficamos com todos os níveis de ensino, desde que se entra (na escola) até que se sai para a universidade com a possibilidade de terem esta oportunidade de trabalharem neste contexto de aprendizagem. Vamos passar a ser o primeiro concelho do país a ter salas do futuro não só no primeiro ciclo como também nos restantes níveis de ensino», lembrou o autarca que acrescentou que em Portugal não existirão mais de 60 ou 70 salas de aula do futuro.

INVESTIMENTO QUE DÁ OPORTUNIDADE A TODOS

Para o presidente da Câmara, todo este investimento vai ser transformador para todos este(a)s menino(a)s, «é um toque de Midas, sejam eles ricos ou pobres, são menino(a)s que passarão a ter outra atitude em relação ao percurso dele(a)s na escola. Serão pessoas curiosas, que querem voar, que querem conhecer».

Citando uma frase de Nélson Mandela, que dizia que a "Educação é a ferramenta mais importante para mudar o mundo", José Manuel Ribeiro sublinhou que este «é um investimento que não se vai sentir já, mas dentro de muito pouco tempo estou convencido que dará frutos, muitos frutos naquilo que são as capacidades dos meninos», disse o autarca ao mesmo tempo que solicitava aos diretores e professores das escolas que «agarrassem esta oportunidade, pois estou certo que dentro de alguns anos vamos tirar o fruto deste investimento».

Referiu-se ainda a este como um «investimento de coragem, em que não tivemos nenhum financiamento comunitário, e para fazermos este investimento adiamos outras coisas, mas para nós esta é a prioridade, é o toque de Midas, tocar neste(a)s menino(a)s, porque sabemos que estes menino(a)s não têm todos a mesma oportunidade, e este investimento dá um empurrão igual a todos».

José Manuel Ribeiro não tem dúvidas de que este novo contexto de aprendizagem é o futuro, até porque «a tecnologia já está ao serviço da Educação, e este(a)s menino(a)s são nativos digitais, qualquer um deles sabe provavelmente trabalhar melhor com um computador, um tablet, ou um iphone do que nós. A questão é terem acesso a um contexto de aprendizagem em que retirem potencialidades da tecnologia. Acho que isto é o futuro, e nesse sentido demos aqui um passo de gigante, mas muito trabalho virá a seguir, porque a parte mais difícil é agora, é explorar todas estas potencialidades, é envolver todos os meninos e professores, interessar os pais para que percebam o que está aqui em causa».

Deu ainda conta de que a Câmara irá criar incentivos para que as escolas compitam pela positiva em construções tridimensionais, na programação robótica, ou seja, atribuir prémios anuais para as escolas que apresentaram as melhores figuras em 3D, a melhor programação de robot, etc.
Também os professores terão formação para trabalhar em contexto de sala de aula do futuro. Disso deu conta o autarca, que lembrou que quando a Câmara fez este investimento também comprou a consultadoria, sendo que as empresas que estão a instalar estes equipamentos irão colaborar nessa formação.

UM NOVO DESAFIO PARA AS ESCOLAS

Na sua alocução, o Delegado Regional de Educação da Região Norte começou por sublinhar a sua alegria em ver este investimento, lembrando em seguida que há 25 anos atrás o país tinha 50 por cento de menino(a)s a abandonar, por exemplo, a escola no 9.º ano e que hoje, «temos praticamente toda a população do nosso país, desde o pré-escolar até ao nível secundário, na escola. É a primeira vez que atingimos este patamar. Estamos a dar um salto que é qualitativo. E estas salas do futuro trazem aos processos educativos uma melhoria. Mas temos de ter cuidado, pois a história da introdução das tecnologias na Educação foi sempre um problema porque os professores têm tendência a transformar o novo no mesmo. Ora, esse é o grande desafio para as escolas, que é criarmos novas didáticas e novas pedagogias que aproveite tudo isto que é posto à nossa disposição», referiu João Gonçalves.

Entre os convidados desta cerimónia estavam alguns dirigentes escolares, sendo um deles José Miguel Marques, Diretor do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, ao qual está ligada a Escola Básica de Mirante de Sonhos. Ao nosso jornal, este dirigente começou por agradecer «a política e a visão que a CMV tem, porque para além de dotar as escolas com estes equipamentos isto é um incentivo para que os alunos venham à escola, experienciar novas experiências, abrir-lhes horizontes. Acho que estas salas são uma grande mais valia para as escolas, para este concelho e para o nosso agrupamento em particular, uma vez que tivemos a honra de ser os primeiros na inauguração», disse José Miguel Marques, ressalvando ainda ser «um orgulho estar na Direção deste agrupamento quando estas visões se implementam nas escolas».

Por:Miguel Barros

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].